Notícias

A força do nosso sindicato e a importância da participação de todos(as)

Postagem atualizada em 16/12/2011 às 20h27

Editorial Boletim SINASEFE ed. 492

Encerrando mais um ano de atividades podemos fazer um balanço positivo de nossas mobilizações. Fizemos uma greve histórica em nossa entidade, com a participação de mais de 200 campi espalhados por todo Brasil, mobilizando trabalhadores(as) da Educação em defesa de nossos direitos.

Pudemos aprender muito com a experiência deste movimento grevista. Aprender que nossa mobilização efetiva é o nosso único caminho para enfrentar os ataques do governo. E mais importante ainda, aprender que a nossa Rede Federal de Ensino se modificou estruturalmente com as sucessivas “expansões”, e isso teve reflexos claros no nosso fazer docente e administrativo onde os trabalhadores/as da educação são obrigados a conviver com a precarização e desta forma corremos um risco na queda no nível da qualidade que oferecemos que ainda é referência.

Uma das necessidades que identificamos ainda melhor a partir do movimento grevista de 2011 foi a de fazer, efetivamente, nossa crítica sobre o processo de expansão da rede, em suas várias etapas. Essa análise precisa ser feita não apenas pela entidade sindical, mas precisa ser feita por todos(as) nós, exercitando diariamente nosso olhar crítico em nossos locais de trabalho.

Foi exatamente nesse sentido que construímos, conjuntamente, um tema para nosso CONSINASEFE que busca incentivar não apenas a análise de todos(as), mas as nossas sugestões práticas de como agir diante da expansão da rede e das consequências que ela nos apresenta.

“Os desafios do SINASEFE diante da expansão da rede”: esse é o tema central de nosso 26ºCONSINASEFE. Nosso chamado a todos(as) para que apresentem suas contribuições sobre essa temática presente em nossos locais de trabalho. Convidamos a todos(as) não apenas para participar desse debate, mas para elaborar seus textos (teses) e participar ativamente da construção de estratégias para a luta no próximo período. (As teses para debate devem ser enviadas até o dia 1º de fevereiro de 2012, por e-mail, para: dn@sinasefe.org.br c/c comunica.sinasefe@gmail.com)

Somente com a participação efetiva dos trabalhadores(as) é que iremos construir mobilizações e entidades sindicais mais fortalecidas, garantindo uma Educação Pública de qualidade. Vamos participar e lutar em defesa de nossos direitos.

Desejamos a todos(as) boas festas nesse final de ano e um 2012 de lutas e conquistas.