Reforma AdministrativaNotícias

A Reforma Administrativa do Governo Bolsonaro – construção, atores e linhas narrativas: confira cartilha

Postagem atualizada em 05/08/2021 às 9h46

Conheça a cartilha elaborada pela iniciativa multiplataforma “Que Estado Queremos(QEQ)?” Além da produção de conteúdo, a QEQ monitora diariamente as principais notícias sobre a Reforma Administrativa que são publicadas nos veículos de imprensa e nas redes sociais.

A cartilha apresenta uma análise panorâmica sobre os atores e as narrativas que incidem sobre a PEC 32/20, elaborada a partir de acompanhamento sistemático de conteúdos.

Itens abordados

A cartilha pauta a construção da PEC 32/2020, explicando que antes da PEC já existiam propostas de Reforma Administrativa. Aborda ainda as propostas de reforma do RH do Estado – Oliver Wyman, a batalha da proposição da PEC 32/2020 no governo Bolsonaro, o debate na opinião pública, pautas aglutinadoras dos diversos críticos da PEC 32/2020 e pautas exclusivas dos opositores da PEC 32/2020.

Ao abordar os apoiadores da Reforma Administrativa, o material apresenta um diagrama com proponentes, atores e grupos de pressão:

Confira o material completo:

Sobre a iniciativa Que Estado Queremos*

Você, certamente, já ouviu falar que o tamanho do Estado brasileiro é grande demais, que todo o funcionalismo é privilegiado e que o Brasil é um dos países que mais gasta com a máquina pública. Essas e outras falácias fazem parte do imaginário criado para fazer você acreditar que o Estado é ineficiente e que reduzi-lo seria suficiente para resolver os problemas do Brasil. 

Para desmistificar essas e outras crenças que existem por aí, surgiu o Que Estado queremos?, uma iniciativa multiplataforma que vem para qualificar o debate sobre temas relacionados ao Estado brasileiro e, neste momento, sobre a Reforma Administrativa em curso no país.

Sabemos que o tema é complexo e muitas vezes de difícil compreensão, por isso, nos propomos a:

  • apresentar informações baseadas em evidências 
  • adaptar o debate para a linguagem da internet
  • proporcionar um melhor entendimento do assunto por parte da sociedade 

Site: queestadoqueremos.org
Facebook: @queestadoqueremos
Instagram: @queestadoqueremos
Twitter: @qestadoqueremos

*Texto divulgado pela iniciativa Que Estado Queremos.

Conteúdo relacionado