NotíciasPolítica

A verdade vencerá! O combate às fake news continua no segundo turno

Postagem atualizada em 03/10/2022 às 16h47

O Brasil votou neste domingo (02/10) no primeiro turno da eleição presidencial e vamos para o segundo turno, quando continuaremos combatendo fake news. Foram eleições transparentes e confiáveis, ainda que o clima de violência política tenha marcado a festa da democracia. O que importa agora é: a luta continua. Seguimos com o nosso incansável combate às mentiras para construir um Brasil da verdade. E já somos vencedores nesse quesito. 

Nesses últimos meses que precederam as eleições, nos esforçamos para desmentir a rede de fake news bolsonarista e para espalhar a verdade. Conseguimos que a justiça derrubasse inúmeras postagens mentirosas em perfis nas redes sociais (incluindo as de Bolsonaro e seus filhos) sites e vídeos. Nosso trabalho também incomodou bastante o outro lado: o TSE derrubou o site do Verdade e não poderemos voltar a utilizar esse nome. 

O Verdade na Rede recebeu 10.598 denúncias, criou 194 grupos de combate às fake news no WhatsApp, totalizando 21.524 pessoas, publicou 799 desmentidos e publicamos 661 conteúdos inéditos. 

Publicação de fake news

O bolsonarismo continuou mentindo até o limite do horário que o TSE permitia postar conteúdos que poderiam influenciar os resultados da eleição. Em 01/10, mais 19h, a revista Veja postou uma fake news sobre Lula, dizendo que ele teria uma dívida com a Receita Federal, o que é mentira, pois o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu as dívidas que ele teria por multas resultantes dos processos da Lava Jato. Como Lula já está livre de todos os 26 processos, as dívidas eram indevidas. Segundo a Veja, ele teria ainda dívidas relacionadas ao processo do Triplex, que foi encerrado. 

Outro reduto bolsonarista, o site O Antagonista publicou por volta do mesmo horário uma notícia falsa relacionando Lula e o PCC, atribuindo um áudio ao ex-líder da facção, Marcola, em que ele supostamente falava sobre votar em Lula. O TSE já havia proibido que notícias falsas associando Lula e o PCC circulassem. E mesmo assim eles fizeram a postagem, que foi compartilhada e gerou engajamento estimado em mais de 1,7 milhão de cliques. Isto sem contar a disseminação da fake em aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram. Os advogados do ex-presidente Lula entraram com representação e a justiça determinou que mais de 300 perfis excluíssem a notícia. 

É por isso que continuaremos nosso trabalho de combate à fake news no segundo turno, lutando pela verdade e pela eleição do candidato que está do lado da verdade e comprometido em combater as inúmeras mentiras que ameaçam nossa democracia.

Conteúdo relacionado

Eleger Lula para derrotar Bolsonaro (2° turno)

Eleger Lula para derrotar Bolsonaro (1° turno)

Eleições 2022

Fonte: Site oficial do Lula