JurídicoNotícias

AJN do SINASEFE requer participação em processos que determinam retorno híbrido

Postagem atualizada em 06/09/2021 às 13h05

Ação Civil Pública do MPF exige atividades presenciais no IFG e IF Goiano

A Assessoria Jurídica Nacional do SINASEFE (AJN) protocolou pedidos para participar de ações civis públicas do Ministério Público Federal (MPF) que determinam retorno de atividades presenciais no IFG e no IFGoiano. A solicitação de Amicus Curiae foi feita no último dia 31/08, em conjunto com a assessoria jurídica do Sintef-GO.

Segurança sanitária
As entidades se posicionam contra o retorno imediato de atividades presenciais, levando em conta que a maior parte dos estudantes e servidores ainda não foi completamente imunizada. Além disso, as instituições ainda se encontram envoltas na criação de condições para retorno presencial com segurança sanitária.

Ações do MPF
O MPF processa o IFG e o IF Goiano separadamente, mas com o mesmo objetivo: forçar o retorno de atividades presenciais. Segundo o órgão, o “ensino remoto não mais se justifica”. Confira a peça inicial do processo a seguir:

Amicus Curiae

Amicus curiae ou amigo da corte ou também amigo do tribunal é uma expressão em latim utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto. Sendo assim, tanto o SINASEFE quanto o Sintef estão aptos a participar da ação, defendendo o direito à vida de trabalhadores e trabalhadoras.

Confira a petição conjunta do SINASEFE e Sintef-GO sobre o processo do IFG:

Confira a petição conjunta do SINASEFE e Sintef-GO sobre o processo do IF Goiano:

Nota da assessoria jurídica do Sintef-GO: