EventosNotícias

Associativismo e sindicalismo de trabalhadores(as) da Educação e os efeitos e possibilidades do trabalho remoto diante de pandemia

Postagem atualizada em 12/11/2020 às 18h54

A Faculdade de Educação da Unicamp realizará, no dia 15/12, às 14h30, um debate virtual via YouTube. Com a participação de convidados dos EUA, México e Portugal, o debate terá o seguinte tema: “Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação e os Efeitos e as Possibilidades do Trabalho Remoto diante de Pandemia”. Os professores Evaldo Piolli (FE/Unicamp) e Dr. Carlos Bauer (Uninove) são os responsáveis pelo evento. Clique aqui e inscreva-se na atividade virtual.

Convidados

  • Drª Rebecca Tarlau (PennState College of Education, EUA);
  • Dr. José David Alarid Dieguez (Universidad Pedagógica Nacional, México);
  • Prof. Dr. Mário Nogueira (Federação Nacional dos Professores, Portugal);
  • Mediação: Prof. Dr. Evaldo Piolli (FE/Unicamp)

Objetivos do evento

A análise do contexto político e econômico em Portugal, EUA e México e as políticas educacionais, os efeitos e as alternativas pleiteadas pelos trabalhadores e trabalhadoras da educação serão objeto deste evento. Serão realizadas considerações sobre o trabalho remoto no contexto da pandemia, o conjunto dos interesses aliados ao emprego sistemático de tecnologias voltadas para o ensino a distância, bem como, os limites e as possibilidades de construção da resistência sindical dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Realização

Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade ( NETSS-FE/Unicamp), Grupo de Pesquisa em História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (GRUPHIS/Uninove). Com o apoio: Faculdade de Educação/Unicamp, Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação (ASTE).

*Com informações da Faculdade de Educação da Unicamp.