NotasNotícias

Carta Aberta ao Povo Brasileiro pela soberania e contra a privatização da Eletrobrás

Postagem atualizada em 17/06/2022 às 18h39

No último sábado, dia 11 de junho de 2022, a Eletrobrás completou 60 anos de existência, empresa que tanto orgulha o povo brasileiro e que contribuiu para o desenvolvimento nacional levando luz e dignidade à população, a partir de programas como o Luz Para Todos, que levou a energia elétrica para mais de 10 milhões de brasileiros.

Neste ano de 2022 o aniversário da Eletrobrás será em luta com os trabalhadores organizados, enfrentando a tentativa do governo Bolsonaro de entregar nossa soberania a partir da privatização da Eletrobrás nas bacias das almas da Bolsa de Valores de São Paulo.

Caso a privatização da Eletrobrás se concretize, a energia elétrica no Brasil se tornará um artefato de luxo e impagável para maioria dos brasileiros além de colaborar para a desindustrialização do Brasil, ampliando ainda mais as taxas de desemprego e dos preços de alimentos.

A Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico da América Latina, com 125 usinas de geração de energia elétrica (51.125 MW) sendo 80% de base hidráulica, 71.000 quilômetros de linhas de transmissão, tendo seu patrimônio avaliado em quase R$ 400 bilhões, contudo Bolsonaro quer entrega-la por um preço 15 vezes inferior, lesando assim toda a sociedade brasileira.

Além do aumento da tarifa, os apagões, como o que ocorreu no Amapá em 2020, se tornarão mais frequentes, pois no Amapá onde a empresa de fornecimento de energia elétrica já foi privatizada e sua população pagou um preço muito caro com isso, enfrentando quase um mês sem energia elétrica.

Estamos diante de um escandaloso e criminoso projeto, que tramitou no Congresso Nacional a toque de caixa, sem ouvir o povo brasileiro.

É urgente impedir este retrocesso e, para isso, convocamos a todos sindicatos, movimentos populares e população em geral a se juntar nesta luta, para isso contamos com todos nos atos que ocorrerão em todo território nacional, puxados pelas Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo – como o ato que foi realizado na frente da Bolsa de Valores, em São Paulo-SP, no dia 14 de junho de 2022.

Vamos à luta defender o patrimônio do povo brasileiro!
Viva os 60 anos da Eletrobrás Pública!

Baixe aqui a Carta Aberta ao Povo Brasileiro visível acima (arquivo em formato PDF).