Postagem atualizada em 28/02/2025 às 11h27

O SINASEFE vem a público manifestar seu mais profundo repúdio à invasão ocorrida na Reunião Ampliada realizada na noite de quarta-feira (26/02), por meio da plataforma Zoom. Durante o ocorrido, indivíduos mal-intencionados exibiram conteúdos pornográficos e fizeram apologia ao nazismo, em um ato criminoso e inaceitável que afronta os princípios democráticos, a liberdade sindical e a dignidade de todas as pessoas presentes.
A Reunião Ampliada com as seções sindicais foi convocada para ocorrer na quarta-feira (26/02), das 19 às 21 horas, como parte da programação do plantão semanal da Direção Nacional (DN). A atividade, realizada de forma virtual, teve como pautas:
- Informes;
- Jornada de Lutas pela Aprovação da LOA.
Esse espaço de debate e mobilização, fundamental para a defesa do funcionalismo federal, da educação pública e dos direitos da nossa categoria, foi brutalmente interrompido por esse ataque.
O SINASEFE, como entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras da educação federal, reafirma seu compromisso inegociável com a democracia, a diversidade e os direitos humanos. Não toleramos qualquer forma de violência, preconceito ou tentativa de silenciamento das nossas lutas e debates. A presença de manifestações de ódio e intolerância em um espaço de construção coletiva é um atentado à liberdade de organização sindical e à própria sociedade democrática.
Diante desse ataque vil, estamos tomando todas as providências cabíveis, incluindo a denúncia formal às autoridades competentes para que os responsáveis sejam devidamente identificados e punidos na forma da Lei. Além disso, reforçaremos as medidas de segurança em nossos espaços virtuais, garantindo que ataques como esse não impeçam nossa atuação e mobilização.
Nos solidarizamos com todas as pessoas atingidas por essa violência e reiteramos que não nos calaremos diante de tentativas de intimidação. Seguiremos firmes na defesa de uma sociedade justa, inclusiva e livre de qualquer forma de opressão.