Postagem atualizada em 14/05/2021 às 17h48
A Pasta de Combate às Opressões do SINASEFE lançou sua primeira cartilha. O documento debate de maneira educativa e elucidativa a questão do racismo e tem como título “Combate ao Racismo Institucional: essa luta também é sua”.
Com 42 páginas, a cartilha se divide nos seguintes tópicos:
- Racismo
- Por que falar de racismo institucional?
- 13 de maio, data de comemoração?
- Preconceito racial e discriminação racial: existem diferenças?
- Políticas de ações afirmativas: cotas raciais
- Raça ou etnia?
- Sofri racismo, o que fazer?
- Dicas de leitura
- Dicas de filmes
- Glossário
- Estatísticas
- Chamadas/legislação
- Documentário para debater racismo
Ficha técnica
A cartilha foi elaborada nos últimos meses sob a coordenação de Ricardo de Souza Janoario, com textos e pesquisas feitas por ele e por Regina Dias, Gabrielle Martins, Marcelle Agostinho, Daniel Siqueira, Elizabeth Souza, Sheila Dias, Fabiana de Souza e Kemelly Vicente, do Grupo de Estudos sobre Racismo e Surdez (Geres). Tiago Ribeiro Osilene Cruz foi responsável pela revisão do conteúdo.
A Pasta de Combate às Opressões do SINASEFE (secretário Felipe Oliver, secretária-adjunta Sônia Adão e também a ex-diretora Cristiane Gonzaga) acompanharam a elaboração da cartilha, a qual fará parte de um kit de materiais junto ao já lançado cartaz e à coletânea de placas de stencils que será produzida em breve e distribuída em evento do sindicato às seções sindicais.
Arte
A arte da capa (a mesma do cartaz) foi desenvolvida por Marcelo Marcos de Souza Campos. A diagramação foi da designer do SINASEFE Flávia Destri.
Formação política e debates na base
Assim como o cartaz lançado em abril foi um convite à abertura dos debates do Dia de Combate e Denúncia ao Racismo de 13/05, a cartilha aqui lançada deverá servir para formação política das bases e ampliação/inauguração das discussões do Dia da Consciência Negra – a ser celebrado em 20/11.
Impressão
A publicação terá uma pequena tiragem impressa, que será distribuída futuramente em evento do SINASEFE. A Pasta de Combate às Opressões recomenda que as seções sindicais baixem a cartilha (ver link abaixo) e produzam tiragens maiores para suas bases.
Download
Baixe aqui a cartilha “Combate ao Racismo Institucional: essa luta também é sua” – documento em PDF, tamanho A5, 42 páginas.