Notícias

Casa Ieda Santos Delgado resiste!

Postagem atualizada em 23/11/2022 às 13h34

Na noite de ontem (23/11) o SINASEFE esteve na retomada da ocupação da Casa de Referência Ieda Santos Delgado, no Guará-DF. O secretário-adjunto de Combate às Opressões, Stânio Vieira, reforçou o apoio do sindicato nacional à luta e resistência das mulheres.

Desocupação arbitrária e ilegal

“Ontem (21/11), numa medida ilegal, a Polícia Militar comandada pelo administrador do Guará fez uma retirada, uma desocupação da gente e dessa Casa. Retiraram nossas coisas sem permitir que a gente acompanhasse esse processo foi uma medida completamente arbitrária” destacou Samara Mineiro, coordenadora da Casa Ieda Santos Delgado.

Justiça determina permanência do projeto

Samara explicou ainda que uma decisão judicial assegurou a permanência da Casa Ieda no imóvel público, suspendendo quaisquer ações de remoção. “Uma decisão de justiça falando que nós temos sim direito, que nós temos direito de estar nessa casa. Afinal de contas, a vida das mulheres, o direito a vida, o direito à segurança das mulheres é mais importante do que o direito à propriedade. Então, o direito à vida ele é o principal direito as mulheres têm que ter esse direito e nós sabemos que o Estado não é capaz de garantir isso” explica a coordenadora.

Confira abaixo a decisão judicial emitida na tarde desta terça-feira (22/11):

Apoio do SINASEFE

O secretário-adjunto de combate às opressões do SINASEFE, Stânio Vieira, destacou a importância da luta e da resistência das mulheres da Casa Ieda diante do Estado opressor. “É muito importante que essa resistência continue né? Porque infelizmente nós vivemos num estado opressor. Estado que persegue as pessoas de fato querem ter um país melhor pra todos e todas” reforçou.

O sindicato nacional manifestou sua solidariedade à Casa Ieda desde o início da ocupação e esteve no espaço no último dia 27/10. Em reunião recente da Direção Nacional, o sindicato aprovou a doação de camas e móveis para a Casa Ieda.

Confira a nota de solidariedade (publicada em outubro):

Leia também

Justiça reconhece interesse social em ocupação de mulheres no Guará (Brasil de Fato-DF)

Apoiado por decisão judicial, Movimento Olga Benário reocupa antiga Casa da Cultura do Guará (Jornal do Guará)

Conteúdo relacionado