Confederação de Educadores AmericanosNotícias

CEA: história, princípios, objetivos comuns e plano de trabalho da Confederação

Postagem atualizada em 03/02/2023 às 12h56

Durante o XXI Congresso da Confederação de Educadores Americanos (CEA), realizado entre 16 e 18 de novembro de 2022, no Panamá, a entidade divulgou um material tratando da história, dos princípios, objetivos comuns e do plano de trabalho da Confederação. A CEA é uma organização internacional de caráter confederativo. Atualmente é composta por organizações de trabalhadoras(es) da educação do continente americano. Estas organizações se filiam voluntariamente, aderem aos princípios do sindicalismo e aspiram a defesa da democracia, dos direitos humanos e a justiça social nas suas respectivas nações.

Objetivos

O material apresenta diversos objetivos comuns que norteiam a atuação da CEA, confira alguns deles abaixo:

  • Alcançar a unidade dos trabalhadores da educação no continente americano e, assim, contribuir para a promoção de uma ação sindical unificada que permita uma maior identificação com outros sindicatos continentais relacionados.
  • Alcançar a unidade de critérios no momento de fixar os princípios, planos de ação e tarefas conjunturais que exigem a presença protagonista dos trabalhadores da educação.
  • Defender a universalidade, a gratuidade, a laicidade e a gestão democrática da escola pública, bem como a qualidade da educação que o Estado deve proporcionar a todos.

Princípios de ação

Assumindo e considerando as profundas transformações e mudanças, produzidas nas organizações de nível internacional e as novas situações geopolíticas, sociais e econômicas, a nível regional e mundial em curso, a CEA:

  • Reafirma e reitera sua vontade político-sindical e acadêmica, de fortalecer e ampliar os vínculos existentes, no marco de uma política estratégica de alianças, que respeite as autonomias e o livre exercício do direito mais básico e principal, de se organizar, que reconhecemos como um aspecto fundamental da vida sindical, respeitando este em sua maior magnitude, refletindo assim nossa profunda convicção democrática.
  • Nesta nova e mutável situação, a CEA deve continuar a conjugar ações de natureza global, continental, nacional e regional, com o objetivo principal de que a voz das e dos trabalhadores organizados seja escutada, tomada em conta nos espaços onde tratam de questões que terão um impacto na nossa qualidade de vida e no nosso destino como povos, regiões, países e continentes

Confira na íntegra a tradução do material:

Veja abaixo a versão em espanhol:

Conteúdo relacionado