SeçõesNotícias

CGU arquiva PAD contra reitor eleito do IFSC

Postagem atualizada em 26/05/2021 às 18h33

Após 400 dias de intervenção do Ministério da Educação sobre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o reitor eleito democraticamente em 2019, Maurício Gariba Júnior, deve finalmente ser nomeado e tomar posse na instituição.

A posse de Gariba estava condicionada, segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), ao resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que estava em andamento na Controladoria Geral da União (CGU). Na noite desta segunda-feira (24/05) o PAD teve seu resultado divulgado: arquivamento e absolvição o reitor eleito de todas as acusações.

Com o resultado do PAD absolvendo o reitor eleito, caem por terra os argumentos administrativos que impediam, desde abril de 2020, que toda a equipe eleita em 2019 assumisse a gestão da reitoria do IFSC.

O reitor eleito terá novos desafios à sua espera. Os treze meses de gestão do interventor André Dala Possa deixaram marcas profundas de fragilidade e adoecimento na comunidade acadêmica (como a recente devolução de recursos da assistência estudantil e o cancelamento de matrículas, para citar alguns exemplos).

Segundo Gariba, a posse da equipe eleita deverá simbolizar a volta do espírito democrático ao IFSC. “É a vitória da democracia sobre o autoritarismo. Precisaremos rever diversas posturas de gestão e recuperar, aos poucos, os danos que a intervenção causou aos docentes, técnicos e discentes da instituição”, destaca.

*Com informações Equipe de Comunicação Gariba Reitor

Conteúdo relacionado