EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 165ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 23/11/2020 às 9h11

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 165ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum deliberativo. A 165ª PLENA acontece neste sábado (21/11), de maneira virtual (em função da pandemia da COVID-19), via plataforma Zoom:

21h00: Após encerramento de votações, 165ª PLENA chegou ao seu encerramento pontualmente às 21 horas. Em breve divulgaremos as deliberações na íntegra aqui em nosso portal.

20h45: Delegados da 165ª PLENA aprovaram resolução em defesa das vidas e contra o retorno presencial às aulas: “O SINASEFE entende que o mais importante neste momento é a preservação da vida e por isso defende que o retorno às aulas presenciais somente ocorra quando todas e todos nas Instituições Federais de Ensino estiverem vacinados e sem correr riscos de vida. Somos, portanto, também contrários ao Ensino Híbrido, que trás estes mesmos riscos. Temos ainda posição contrária ao Ensino Remoto, por não acreditar na eficácia e na justeza dessa modalidade e de seus princípios. Entendemos que neste momento de pandemia existem possibilidades de interações remotas para a manutenção dos contatos entre escolas, estudantes e famílias.”

19h20: Propostas apresentadas pelos participantes da 165ª PLENA seguem sendo votadas.

16h31: Propostas apresentadas pelos participantes da 165ª PLENA começam a ser votadas.

14h35: 165ª PLENA tem debates reiniciados com ponto de pauta sobre Ataques à Educação (ensino e trabalho remotos, parecer da CNE e cortes no orçamento). Falas dos participantes acontecem nesse reinício do fórum.

14h28: Informes do credenciamento da 165ª PLENA:

  • 32 seções sindicais
  • 48 delegados
  • 5 observadores
  • 16 membros da Direção Nacional do SINASEFE
  • 69 participantes no total

12h38: Plenária faz uma pausa e será retomada às 14h15 (horário de Brasília), com a seguinte mudança na pauta: Análise de Conjuntura (ataques à educação – ensino e trabalho remotos, parecer da CNE e cortes no orçamento). Participantes aprovaram intervenções de 5 minutos para este ponto.

12h35: Última etapa dos informes das seções sindicais tem a participação de: Carlos Frederico e Julio César da seção Bento Gonçalves; Guilherme Basso do Sinasefe IFPR; Camila Tenório e Lucas Barbosa do Sinasefe Brasília; Rogério de Souza do Sinasefe IFSP; Aloísio Coelho da seção sindical do Colégio Militar de Recife; Pedro Ribeiro do Sinasefe Monte Castelo; Ana Bastos do Sinasefe Pimenta Bueno; Stanio Vieira do Sinasefe IFTO; Fernando Braz do Sinasefe Litoral; Camila Félix do Sinasefe IFBA.

11h26: Ainda no ponto de informes das seções sindicais, apresentaram informações: Felipe Guedes e Helder Seixas pela seção Januária-MG; Inês Montecchi pela seção Cáceres; Gabriel Marques pelo Sinasefe IFFluminense; Roberto Jr e Osni Rodrigues pelo Sinasefe IFSul; Luiz Sérgio Ribeiro e William Carvalho pelo Sindscope; Sílvio Rotter pela seção sindical do IFRR; José Correia pela seção Sinasefe Sergipe; Ederson Matsumoto e Yuri Buarque pelo Sintietfal.

10h35: Segundo ponto da 165ª PLENA está em andamento com os informes das seções sindicais. Odemir Vieira apresentou informe pelo Sinasefe IFSC; Carlos Magno e Antonildo Pereira pelo Sinasefe IFBaiano; Thalismar Gonçalves pelo Sinasefe IFES; Amaury Garcia e Marcelo Assunção pela seção sindical do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

10h07: Representante do SINASEFE na CEA, Cátia Farago, apresenta informe sobre a Conferência Internacional: Para a Defesa da Educação, Ciência e Cultura, a Serviço de Nossos Povos e Nações.

10h03: Secretária de comunicação, Lucrécia Iacovino, também apresentou informes sobre a comunicação do sindicato. Ela destacou a importância do repasse de demandas desta área para a coordenação responsável, assegurando assim o bom andamento dos trabalhos na Ascom.

9h52: Informes da Direção Nacional prosseguem, com a participação de Carlos Magno, Jeanne Bittencourt, Camila Marques e Sônia Adão.

9h34: Primeira etapa da plenária se dá com os informes de integrantes da Direção Nacional. David Lobão, Fernada Rosá e Magda Furtado (informe jurídico disponível aqui) já se manifestaram.

9h22: Pauta da 165ª PLENA é aprovada com a participação de 50 pessoas na sala. Alterações incluíram o debate da Portaria 983/20, que trata da atividade docente.

9h20: Coordenação de Combate às Opressões, representada pela secretária Sônia Adão, saúda os participantes da plenária e pauta a luta antirracista. “Estamos cansados, de fato, mas não estamos de mãos atadas. Zumbi vive!”, destacou a dirigente.

9h18: Plenária é iniciada com um momento de palmas pela luta antirracista e em memória de João Alberto, assassinado no supermercado Carrefour:

9h: participantes começam a entrar na sala virtual do Zoom, onde acontecerão os debates da plenária. 22 participantes já estão no local.

8h10: enquanto aguardam o início da 165ª PLENA, participantes já credenciados se reúnem virtualmente no grupo de WhatsApp que funciona como “sala de espera” para o evento.

Documentos para download

Pauta

  1. Informes da DN e das seções sindicais
  2. Organização da luta do SINASEFE
    • Reforma Administrativa
    • Ataques à Educação (ensino e trabalho remotos, parecer da CNE e cortes no orçamento)
    • Segurança e saúde dos trabalhadores da Rede Federal de Educação

Programação

  • 9 horas: Confirmação, pelo chat, do credenciamento feito antecipadamente pelo e-mail dn@sinasefe.org.br
  • 9 horas: Reforma Administrativa
  • 12 horas: Intervalo para almoço
  • 14 horas: Ataques à Educação (ensino e trabalho remotos, parecer da CNE e cortes no orçamento)
  • 16h30min: Intervalo
  • 17 horas: Segurança e saúde dos trabalhadores da Rede Federal de Educação
  • 18 horas: Encerramento

Conteúdo relacionado