EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 167ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 24/05/2021 às 22h03

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 167ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum deliberativo. A 167ª PLENA acontece neste sábado (22/05), de maneira virtual (em função da pandemia da COVID-19), via plataforma Zoom:

21h46: 167ª PLENA conclui pauta com deliberações sobre moções apresentadas ao fórum. Em breve (após revisão e sistematização) divulgaremos a íntegra das deliberações aqui em nosso portal. Agora é preparar as lutas por vacinação para todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e pelo Fora Bolsonaro, fortalecendo as manifestações populares de 26 e 29 de maio!

21h00: Delegados da 167ª PLENA continuam com debate e aprovação das propostas. Em breve (após a revisão e sistematização pela DN), conteúdo será divulgado integralmente em nosso portal.

19h27: Propostas da 167ª PLENA passam por leitura para destaques e aprovações (quando não há destaques e a proposta torna-se aprovada por consenso) pelos delegados. Quem fez a sistematização das propostas e faz a leitura do documento é o secretário geral do SINASEFE, Saulo Campos.

18h52: 34º CONSINASEFE, que deverá acontecer em Brasília-DF para eleger a próxima gestão da DN, será realizado de modo presencial, assim que houver condição sanitária adequada para sua realização. Atual mandato da DN tem validade até 31/12/2021.

17h25 às 18h24: Após debate e votação, mandato da gestão 2018-2020 da DN tem segunda prorrogação aprovada (45×0, sem abstenções) pela 167ª PLENA do SINASEFE (a primeira prorrogação foi deliberada na 164ª PLENA, em agosto de 2020). Mandato irá até 31 de dezembro de 2021.

17h12: Debate sobre a prorrogação do mandato da gestão 2018-2020 da DN, que tinha sido aprovado na 164ª PLENA até 30/06/2021, foi aberto com os informes e argumentações da secretária da Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho, Magda Furtado.

15h29 às 16h45: Participantes da 167ª PLENA fizeram debate sobre conjuntura, com falas de três minutos, citando diversas formas de luta e pautando como aderir às mobilizações da próxima semana (26 e 29/05) sem colocar as vidas de trabalhadores e suas famílias em risco.

A defesa da vacinação para todos e da construção de uma saída unitária para a classe trabalhadora que expresse a indignação contra o governo Bolsonaro e contra a política neoliberal que retira direitos e garantias sociais foram os principais elementos presentes nas falas dos sindicalizados.

Após todas inscrições, às 16h45, houve o início das cinco falas dos palestrantes (Sergio Ipoldo, Sirlene Maciel, Elenira Vilela, Ariovaldo de Camargo e Paulo Barella) com suas considerações finais.

14h38 às 15h27: Análise de conjuntura da 167ª PLENA foi iniciada com cinco introduções de 10 minutos, que abordaram os ataques em curso contra a classe trabalhadora e as ações de resistência, indicando como principais atividades os atos públicos de 26/05 (em Brasília-DF) e de 29/05 (em todo o país). A plenária debaterá e deliberará sobre a forma que o SINASEFE integrará essas manifestações.

As cinco explanações sobre conjuntura foram feitas por:

  1. Paulo Barella (CSP-Conlutas)
  2. Ariovaldo de Camargo (CUT)
  3. Elenira Vilela (Intersindical – Central da Classe Trabalhadora)
  4. Sirlene Maciel (Fórum pelos Direitos & Liberdades Democráticas)
  5. Sergio Ipoldo (Intersindical – Instrumento de Luta da Classe Trabalhadora)

15h00: Credenciamento da 167ª PLENA conta com:

  • 100 participantes
  • 55 delegados
  • 28 membros da DN e convidados
  • 17 observadores
  • 36 Seções Sindicais

14h26: Valério Arcary (professor aposentado do IFSP) representou o Comitê Lula Livre em informe sobre a importância da vitória do movimento com as anulações das condenações contra Lula, que representavam, na verdade, uma perseguição à esquerda brasileira e sua militância.

Relembre a publicação mais recente que lançamos sobre o assunto:

14h10: Retorno das atividades da 167ª PLENA aconteceu com o informe de Mattheus Gonçalves, morador da comunidade do Jacarezinho (no Rio de Janeiro-RJ) sobre o clima de luto entre os moradores ainda perdurar após a chacina de 06/05.

Mattheus elencou uma série de violações do Estado aos direitos constitucionais da população pobre, negra e periférica durante a operação policial que resultou na morte de 28 pessoas e recebeu a solidariedade do SINASEFE pela diretora Sônia Adão (da Coordenação de Combate às Opressões).

Relembre o vídeo lançado na semana passada pelo sindicato em solidariedade às vítimas do Jacarezinho:

12h56: Pausa nos trabalhos da 167ª PLENA, com a retomada prevista para 14h (reabertura da sala às 13h50).

12h43: Pendências do credenciamento da 167ª PLENA são apreciadas pelos participantes antes de encerrar os trabalhos matutinos do fórum.

12h21: Últimas seções apresentam seus informes encerrando o ponto de pauta inicial da plenária. Gabriel Marques (Sinasefe IFFluminense-RJ), João Cabral (Seção Rio Branco-AC), Ana Bastos (Seção Pimenta Bueno-RO) e Artemis Martins (Sinsdifce-CE) apresentaram informes também.

11h43: Seções sindicais estão com a palavra na 167ª PLENA. Falaram também: Nadja (Sinasefe Natal-RN) Rafael Silveira (Seção Rio do Sul-SC), Roselene Pommer (Seção Santa Maria-RS), Evandro Both (Seção Santo Augusto-RS), Adriele Machado (Seção São Vicente do Sul-RS), William Carvalho e Gilda Moreira (Sindscope-RJ), Sônia Aparecida (Sintefgo-GO), Zuila Araújo (Sintef-PB), Yuri Buarque (Sintietfal), Waldemar Silva (Uberaba-MG), Leandro Campos (Seção Araguatins-TO), Stânio Vieira (Seção IFTO).

11h10: Representantes das seções sindicais presentes seguem apresentando informações sobre a realidade de cada localidade. Daniel Essinger (Sinasefe IFSul), Felipe Jacques (Sinasefe IFSC), Felipe Guedes (Seção Januária-MG), Elaine Loeblin (Seção Ji-Paraná-RO), Roberta Raquel e Leandro Regis (Seção Litoral-SC), Gilvandro Veras (Seção Maracanã-MA), Pedro Ribeiro (Monte Castelo-MA) e Marcio Maltarolli (Seção Muzambinho-MG) apresentaram informes.

10h30: Seções sindicais apresentam seus informes, pautando, dentre outros temas, os mecanismos de mobilização em meio à pandemia e os desafios enfrentados nas diversas regiões do país. Falaram pelas seções: Vanessa de Castro (Seção Bento Gonçalves-RS), Matheus Pontes ( Seção Cáceres-MT), Jaqueline Gonçalves (Seção Cariri-CE), Aluísio Coelho (Seção Colégio Militar de Recife), Marcelo Assunção e Amaury Garcia (Seção Colégio Militar do Rio de Janeiro), Cristina de Souza (Seção Colorado do Oeste-RO), Matheus Santana (Sinasefe IFBA), Carlos Magno (Sinasefe IF Baiano), Wagner Falcão (Sinasefe Ifes-ES) e Cristiane Moreira (Sintifrj-RJ).

10h23: Participantes da Plenária deliberaram sobre a inclusão, ou não, de um novo ponto de pauta sobre o Conselho de Ética. Proposta aprovada pelos participantes (com 19 votos) remeteu o debate deste tema, com os devidos informes sistematizados previamente, para a próxima plenária.

10h: Rosângela Freitas, presidente interina do Conselho de Ética, também apresentou informes do colegiado.

9h44: Marlene Socorro (da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais) pautou a intenção de realizar um encontro de educação, mas apenas com as devidas condições sanitárias. Luiz Sérgio Ribeiro (2º tesoureiro) comentou a participação em assembleias virtuais da UFF e da UERJ, que sofreu um ataque recente da direita odiosa. Diego Rodolfo Simões destacou que a Comissão Nacional Docente (CND) está à disposição para auxiliar as seções nos debates, em especial sobre a Portaria 983. Lucrécia Iacovino (secretária de comunicação) comentou o andamento das campanhas em que o SINASEFE está envolvido: Campanha de Vacinação (A Escola quer voltar, mas o governo tem que vacinar) e Campanha contra a Reforma Administrativa. Saulo Campos (secretário geral), informa sobre a resolução deproblemas com o Sigep e pede mais cuidado das seções com o recolhimento de comprovantes, informou ainda a realização de um recadastramento geral das seções para agilizar os contatos.

9h12: Iniciando a pauta da 167ª PLENA, coordenador David Lobão repassa os informes da DN na Plenária. Fernanda Rosá (secretária de Políticas para Mulheres) também apresenta informes, destacando os Encontros Regionais de Mulheres 2021, previstos para o mês de junho. Magda Furtado (secretária Jurídica e de Relações de Trabalho) comentou portarias recentes que atacam os trabalhadores (como por exemplo a Portaria 983) e a intenção de realizar um encontro jurídico quando as condições sanitárias permitirem.

9h02: Plenária começa com o debate e aprovação de sua pauta, coordenador geral David Lobão fez a leitura da proposta de pauta. Foi adicionado junto ao ponto de Conjuntura um ponto de pauta sobre a Comissão de Solidariedade.

  • 1. Informes da Direção Nacional (DN) e das Seções Sindicais
  • 2. Conjuntura e as lutas da classe trabalhadora
  • 3. Comissão de solidariedade do SINASEFE
  • 4. Prorrogação de mandato da DN (Gestão 2018-2020)
  • 5. Encaminhamentos

8h57: A emoção do povo chileno também inspirou os participantes antes de começar a 167ª PLENA:

8h51: Antes de começarem os trabalhos da 167ª PLENA, participantes curtem um som de luta dos trabalhadores do IFPB. Confira o vídeo da apresentação musical:

8h17: Participantes da plenária já se reúnem virtualmente na “sala de espera” do evento (grupo de WhatsApp restrito aos credenciados).

Downloads

Conteúdo relacionado