EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 166ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 14/03/2021 às 11h14

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 166ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum deliberativo. A 166ª PLENA acontece neste sábado (27/02), de maneira virtual (em função da pandemia da COVID-19), via plataforma Zoom:

Deliberações

Ata e encaminhamentos

Últimas deliberações e encerramento

20h20min: 166ª PLENA aprovou resolução de ser a favor de um lockdown nacional de acordo com a recomendação dos cientistas, por tempo suficiente para salvar as vidas e permitir a recuperação do Sistema Único de Saúde (SUS), e com as condições objetivas para que as pessoas e pequenas empresas possam se manter no período que seja necessário. SINASEFE também construirá um Comando Nacional de Greve e de Mobilização contra trabalhos presenciais e ensino híbrido sem condições sanitárias. Após essas deliberações, o fórum virtual debateu questões referentes ao Conselho de Ética e à seção IFBA e foi encerrado às 22h20min. Assim que forem sistematizadas pela DN, todas as deliberações da 166ª PLENA estarão disponíveis aqui em nosso site.

Deliberações

18h40min: delegados e observadores apresentam suas propostas de encaminhamentos no plenário virtual da 166ª PLENA. Como a maioria das propostas foi consensual, a DN fará uma sistematização dos mesmos e os divulgará em breve no site do sindicato. Greve sanitária contra o retorno ao ensino presencial ou híbrido foi aprovada.

Greve sanitária

17h50min: participantes da 166ª PLENA debatem a possibilidade do SINASEFE realizar uma greve sanitária em defesa da vida no caso dos servidores serem obrigados a trabalhar em regime presencial ou híbrido. Pauta já foi debatida e aprovada anteriormente em 22 de agosto do ano passado, durante a 164ª PLENA.

Saudação dos estudantes

17h20min: Caio Sad, coordenador geral da Fenet, fez uma fala de saudação aos participantes da 166ª PLENA em nome do movimento estudantil, reafirmando a disposição dos estudantes em lutar, em unidade aos trabalhadores, na defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade e contra os ataques do governo Bolsonaro.

Conjuntura

15h10min: análise de conjuntura política tem início na 166ª PLENA do SINASEFE.

Retorno

14 horas: 166ª PLENA reinicia seus debates com a continuidade dos informes das seções sindicais.

Intervalo

12h15min: a 166ª PLENA iniciou seu intervalo para almoço dos participantes. Os debates serão retomados em nova sala do Zoom a partir das 14 horas, com a continuação dos informes das seções sindicais.

Credenciamento

12h09min: a secretaria geral do SINASEFE deu os informes do credenciamento da 166ª PLENA. O fórum virtual conta com 79 participantes de 40 seções sindicais, sendo:

  • 63 delegados
  • 11 membros da DN
  • 5 observadores

Minuto de silêncio

11h40min: 166ª PLENA fez um minuto de silêncio para os mais de 250 mil mortos pela COVID-19 no Brasil, para os servidores mortos da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (em especial para os servidores do Amazonas) e para a ex-diretora do SINASEFE Raimunda Alves Silva (companheira Rai), que faleceu em 09/01 vítima de um câncer.

Informes das seções

10h25min: seções sindicais do SINASEFE iniciam seus informes no plenário virtual da 166ª PLENA. Pandemia; assédio moral; aumento da carga de trabalho; dificuldades e gastos financeiros extras dos servidores com o trabalho remoto; ameaça de retorno presencial sem imunização; e debates com as bases sobre greve sanitária são os assuntos mais tocados pelos representantes das seções.

Informes da DN

9h33min: Carlos Magno (coordenação geral) divulgou a Jornada Desenvolvimento e Educação; Camila Marques (coordenação geral) falou sobre a gravidade da pandemia no Distrito Federal, que entrará em lockdown a partir de amanhã (28/02); Saulo Campos (secretaria geral) chamou a atenção para a urgência dos contatos da seção Alegre-ES com a DN por conta de um problema judicial com bloqueio financeiro para o sindicato nacional; Elenira Vilela (base da seção IFSC-SC) deu os informes do Comitê Nacional Lula Livre (do qual o SINASEFE faz parte) e da perseguição em Florianópolis-SC contra os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap); e Ivo da Silva (base da seção IFMT-MT) falou sobre os processos do Conselho de Ética, que serão digitalizados para melhor atender as necessidades de trabalho do grupo. O Conselho de Ética será ponto de pauta da 167ª PLENA.

9h05min: continuando os informes da DN, Marlene Socorro (coordenação de políticas educacionais e culturais) falou sobre o questionário para as seções sindicais sobre o 11º Seminário Nacional de Educação; Lucrécia Iacovino (coordenação de comunicação) divulgou a Campanha de Vacinação para Educadores e Estudantes desenvolvida pelo SINASEFE; e Magda Furtado (coordenação jurídica e relação de trabalho) falou sobre o Decreto 10.620/2020, sobre a PEC 186/2019 e sobre a Portaria 983/2020.

8h50min: após aprovação da pauta, 166ª PLENA tem início com informes da DN. David Lobão (coordenação geral) e Sônia Adão (coordenação de combate às opressões) foram os primeiros a falar.

Documentos para download

Pauta

  1. Informes da DN e das seções sindicais
  2. Conjuntura e as lutas da classe trabalhadora:
    a) Vacina Para Todos, Já!
    b) Reforma administrativa
    c) Cortes de verbas para Educação
  3. Ameaça do retorno presencial – greve sanitária

Programação

  • 8 às 12 horas: Confirmação, pelo chat, do credenciamento feito antecipadamente pelo e-mail dn@sinasefe.org.br
  • 8h30min às 12 horas: Informes da Direção Nacional (DN) e das seções sindicais
  • 12 às 14 horas: Intervalo para almoço
  • 14 às 17 horas: Conjuntura e as lutas do SINASEFE (Reforma Administrativa, vacina, Fora Bolsonaro)
  • 17 às 18h30min: Ameaça de retorno presencial – greve sanitária
  • 18h30min às 19 horas: Deliberações
  • 19 horas: Encerramento

Conteúdo relacionado