EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 171ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 20/03/2022 às 19h14

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 171ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum. A 171ª PLENA acontece neste sábado (12/03), de maneira virtual (em função da pandemia da COVID-19), via plataforma Zoom.

11h55: Delegadas e delegados aprovam a proposta de deflagração de greve: autorizando a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) a informar ao governo a decisão da categoria. Votação de greve não teve votos contrários, apenas duas abstenções.
No próximo dia 23/03 será realizada uma plenária híbrida (presencial em Brasília e também via Zoom) para prosseguir com os debates deste movimento paredista e avaliar as mobilizações previstas para a próxima quarta-feira, dia 16/03.
Plenária foi finalizada às 12h, com participantes entoando palavras de ordem como: Reposição não é aumento! e Fora Bolsonaro!

11h32: Plenária segue o debate da deflagração da greve. Elementos como a tendência natural das greves começarem com pouca participação e aumentarem rapidamente a adesão, também são lembrados.

11h12: Debate da greve prossegue com as intervenções dos participantes. A importância das visitas aos locais de trabalho e a denúncia dos cinco anos sem reajuste é destacada em diversas falações.

10h53: Participantes fazem a discussão sobre aprovar a adesão ao movimento paredista. Com inscrições encerradas, mais de quinze pessoas estão inscritas para participar do debate.

10h36: Ponto de discussão da greve começa com informe do coordenador David Lobão. Ele explicou que a luta pelos 19,99% (reposição salarial da inflação nos últimos três anos) poderá acontecer até 04 de abril, por que depois deste período a legislação eleitoral (180 dias antes das eleições) impede concessão de aumentos desta natureza. Após essa data, a reivindicação dos trabalhadores precisaria mudar para: 10,06% (inflação de 2021) ou para reestruturação de carreiras, o que divide os servidores.
Lobão comentou ainda que haverá vigília permanente das entidades às portas do Ministério da Economia começando dia 16/03.

10h22: Ponto de informes das seções sindicais vai chegando ao final, representantes das seções comentaram ainda algumas questões locais como a dificuldade com o retorno presencial e com processos eleitorais nos IF e nas gestões sindicais.

10h: Diversas estratégias de mobilização (faixaços, paralisações parciais, panfletagens e palestras) são comentadas pelas seções sindicais que aprovaram adesão à paralisação do próximo dia 16/03.

9h48: Representantes das seções sindicais seguem apresentando informes das assembleias e mobilizações locais, o aumento dos combustíveis e dos alimentos em geral também é repetidamente pautado.

9h28: Seções sindicais iniciam seus informes comentando os desafios para a mobilização e greve, em especial por causa do retorno presencial. Ao todo, foram credenciadas 23 seções sindicais, 33 delegadas(os), 22 observadoras(es) e 24 integrantes da Direção Nacional.

9h20: Comentando o lançamento recente do Comando de Mobilização e Greve, Diego Lima explicou que ainda não é possível ter um termômetro preciso da mobilização nas demais categorias.

9h17: Também integrante da Direção Nacional, Felipe Jaques, comentou a importância da unidade das categorias e a integração das entidades.

9h10: Iniciando os informes da Direção Nacional sobre Campanha Salarial, David Lobão comenta as articulações do Fonasefe para o próximo dia 16/03. “A força da nossa voz vai depender da mobilização de nossas bases, e a participação nas atividades do dia 16 é fundamental”, explica Lobão.
Ele explicou também a relevância da rodada de assembleias nas bases entre 16 e 23 de março para deliberar sobre a greve. Lobão comentou ainda a reunião recente com o Conif, quando o SINASEFE pautou a greve salarial com o colegiado.

9h: Coordenador geral David Lobão inicia a Plenária explicando que a realização da atividade atende aos critérios da legislação de greve e terá como objetivo principal aprovar a adesão formal ao movimento paredista unificado, organizado pelo Fonasefe. Participantes aprovaram que os informes vão durar dois minutos, com adição opcional de 30 segundos para finalização.

8h21: Participantes já começam a se reunir na sala de espera (grupo restrito de WhatsApp) da plenária. Sala do evento no Zoom também já está aberta, atividades começam às 9h.

Programação

12 de março (sábado)

  • 08:00 – 10:00: Confirmação das delegações na mesa do credenciamento
  • 09:00 – 09:30: Informes da DN sobre a Campanha Salarial 2022
  • 09:30 – 11:00: Informes das seções sindicais sobre a Campanha Salarial 2022
  • 11:00 – 13:00: Discussão e deliberação sobre o Indicativo de Greve do Fonasefe
  • 13:00: Encerramento

Conteúdo relacionado