EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 172ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 25/03/2022 às 10h50

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 172ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum. A 172ª PLENA acontece nos dias 23 e 24 de março de 2022, de maneira híbrida – virtual pela plataforma Zoom e presencial em Brasília-DF, no hotel Saint Paul Plaza.

2º dia – 24 de março

Moção e encerramento

24/03, 17h25: Plenária vence a pauta e é finalizada. Delegadas(os) aprovaram moção de solidariedade à vereadora Marlinda de Oliveira (PT-SC), ela é a única mulher negra e de esquerda na assembleia de Brusque-SC, cidade de Luciano Hang.

Propostas de encaminhamentos

24/03, 16h41: Participantes seguem o debate de estratégias de mobilização e luta, analisando todas as propostas de encaminhamento apresentadas à mesa. Grupo aprovou itens como a realização de um evento virtual aberto para debater o movimento paredista, um dia de paralisações em 30/03 e a instalação de um comando de mobilização do SINASEFE (já aprovado na 170ª PLENA).

Debate de greve

24/03, 16h07: Votação de greve finalizada com o seguinte resultado: 13 favoráveis à deflagração imediata,
27 favoráveis à manutenção do estado de greve e uma abstenção.

24/03, 15h28: Debate de greve prossegue com a apresentação de propostas e posicionamentos de diversos participantes da plenária (tanto presencial quanto virtualmente).

24/03, 14h45: Participantes da plenária debatem a deflagração de greve e as estratégias de mobilização.

Credenciamento finalizado

Informes

24/03, 14h28: Elenira Vilela, Rogério Souza e David Lobão apresentaram breves informes sobre reuniões recentes. Em breve será divulgada matéria sobre reunião desta manhã com parlamentares (que trataram da tramitação de matérias de interesse da categoria, como a revogação da Portaria 983).

Retomada vespertina

24/03, 14h16: David Lobão retoma as atividades da plenária comentando a participação virtual do SINASEFE em reunião do Conif realizada nessa quarta-feira (23/03).

Pausa para o almoço

23/04, 12h44: Atividade foi pausada para o almoço e será retomada às 14h. Será criado novo link para o evento no Zoom.

Informes das Seções Sindicais

23/04, 12h39: Sinasefe IF Fluminense (virtual), Sinasefe MT (virtual), Sintetfal (virtual), Sintef-PB (presencial), Sinasefe Brasília-DF (presencial), Sinasefe IFTO (virtual), Sindsifpe (virtual) e Sinasefe Acre (virtual) encerraram o ponto de informes das seções sindicais.

24/03, 12h09: Ponto de informes das seções sindicais contou também com a participação virtual de das seções São Vicente do Sul-MT, Sindsifce e Sindscope.

24/03, 11h35: Sinasefe Ifes (presencial), Sintifrj (presencial), Sinasefe IFSC (virtual), Sinasefe Sergipe (virtual), Sinasefe IFMG (presencial), Sinasefe IF Sul (virtual), Iguatu (virtual), Sinasefe Litoral SC (virtual), Pimenta Bueno (virtual), Sinasefe Santa Maria-RS (virtual), Santa Rosa do Sul (virtual) e Sinasefe SP (virtual) também apresentaram informes. A mobilização e os desafios para o envolvimento das(os) trabalhadores na luta pela recomposição são alguns dos itens comentados nas intervenções.

24/03, 11h12: Ponto de informes das seções é iniciado com informes de Bambuí (presencial), Catu (virtual), Assines (presencial), Colorado do Oeste (virtual), Sinasefe IFBA (virtual) e Sinasefe IF Baiano (virtual).

Informes da DN

24/03, 10h53: Lucrécia Iacovino, Rosa Mota e Magda Furtado iniciaram o ponto de informes da DN. Rosa comentou a importância da participação das aposentadas e dos aposentados na pesquisa que está no ar. Magda comentou que o Encontro Jurídico será realizado entre 20 e 30 de abril. Diego Simões também apresentou informe, comentando a reunião recente entre governo e Fonasefe.

Recurso sobre hotel

24/03, 10h45: Plenária aprovou a autorização que possibilita negociações com San Marco, votação teve 22 votos favoráveis, dois contrários e oito abstenções.

24/03, às 10h23: Diego Simões, José Luiz Papa e Carlos Magno apresentam informe sobre a mudança de hotel que o SINASEFE realizou (diante de denúncias envolvendo um dos proprietários do Hotel San Marco) e dos custos adicionais gerados pela alteração. Participantes da plenária também se posicionam sobre o assunto.

Recurso sobre teses ao Consinasefe:

24/03, 10h10: Delegadas(os) analisam pedidos de recurso sobre a publicação de teses ao 34º CONSINASEFE. Felipe Acácio explicou que enviou um documento denominado manifesto, mas que na verdade se trata de uma tese ao evento. Casos de arquivos enviados dentro do prazo, com a devida comprovação, foram pontuados também, com a explicação de que esses documentos serão devidamente divulgados.

Recursos de credenciamento:

24/03, 9h48: Participantes da plenária debatem recursos relativos aos custos e particularidades do credenciamento de delgadas(os) que também são membros da Direção Nacional. Coordenador geral David Lobão pediu licença ao grupo para se ausentar em função de participar de reunião com parlamentares, o coordenador geral Carlos Magno assumiu a mesa dos trabalhos da plenária.

Conselho Fiscal:

24/03, 9h22: Presidente do Conselho Fiscal, Antonio Nustenil de Lima, inicia sua apresentação explicando que está tudo certo com as prestações de contas e que não existem pendências nos materiais analisados. Como o Conselho ainda vai analisar as contas dos últimos seis meses, um nova plenária anterior ao 34º CONSINASEFE, ficará com a tarefa de aprovar as contas da atual gestão.

Reabertura:

24/03, 9h11: Coordenador David Lobão retoma as atividades da plenária explicando que ainda estão fazendo ajustes técnicos para o bom andamento do evento. Participantes apresentaram sugestões de alteração na pauta da PLENA e o debate do Conselho Fiscal será o primeiro do dia.

Credenciamento:

24/03, 8h45: Credenciamento e chegada dos participantes presenciais em Brasília-DF conta com a presença das trabalhadoras do setor administrativo do sindicato.

1º dia – 23 de março

Pré-credenciamento:

23/03, 19h10min: 172ª PLENA teve seu primeiro dia de debates encerrado com o informe do pré-credenciamento, que contabiliza – até o momento – 74 participantes, sendo 45 delegadas(os) e 29 observadoras(es), representando um total de 26 seções sindicais. O credenciamento para o fórum seguirá até às 10 horas de amanhã (24/03).

Encerramento do debate:

23/03, 18h50min: Falas das(os) participantes da 172ª PLENA chegam ao fim, após término de todas as inscrições de delegadas(os) e observadoras(es) que interviram presencialmente e virtualmente no fórum. As exposições das bases e da Direção Nacional neste primeiro dia de Plenária mostraram uma grande disposição nas(os) trabalhadoras(es) da Rede Federal de Educação em construir a greve unificada do serviço federal em defesa da recomposição salarial de 19,99%. Os debates de hoje (23/03) serão retomados na manhã de amanhã (24/03), com os informes das seções sindicais sobre as mobilizações em cada base.

Intervenções de delegadas(os) e observadoras(es):

23/03, 17h18min: Após falas das entidades e informe da Coordenação de Mulheres, sindicalizadas(os) que se credenciaram na 172ª PLENA – delegadas(os) e observadoras(es) – fazem suas falas de avaliação em relação à construção da greve salarial na base do SINASEFE.

As avaliações vão no sentido de que a greve é necessária e precisa ser construída nas bases da Rede Federal de Educação, com foco para que o SINASEFE consiga engrossar as fileiras na Jornada de Lutas do Fonasefe que acontecerá de 29 a 31 de março. Saiba mais sobre essa Jornada clicando aqui.

Falas são intercaladas, entre inscrições presenciais (de quem veio a Brasília-DF) e onlines (de quem está acompanhando o fórum pelo Zoom).

Abertura e saudação:

23/03, 16h20min: 172ª Plenária Nacional do SINASEFE foi oficialmente aberta pelos coordenadores gerais David Lobão e Carlos Magno. No início, Carlos Magno fez uma saudação, relatando a importância do fórum na atual conjuntura de luta salarial e da satisfação do sindicato em retomar as suas atividades presenciais após mais de dois anos.

Lobão explicou que todas as entidades do Fonasefe foram convidadas para fazer avaliações do movimento dos servidores federais, que está na luta pela recomposição salarial de 19,99%. As entidades que participaram da 172ª PLENA (em ordem de falas) foram:

  • Assibge-SN, representada presencialmente por Paulo Lindsay
  • Asfoc-SN, representada presencialmente por Paulo Garrido
  • Fenasps, entidade que já está com greve deflagrada, representada presencialmente por Lídia de Jesus e Laura Gusmão
  • Fasubra, representada virtualmente por Toninho Alves
  • Condsef, representada virtualmente por Sérgio Ronaldo
  • CUT, representada virtualmente por Pedro Armengol
  • CTB, representada presencialmente por João Paulo Ribeiro (JP)

Durante as análises do movimento da greve unificada, a Fasubra citou o lançamento da nota conjunta com SINASEFE e Andes-SN contra o Ministro da Educação. Leia o documento clicando aqui.

Após as falas das entidades, a Coordenação de Políticas Para Mulheres do sindicato deu um informe sobre os eventos que estão em construção, com destaque para o Seminário de Mulheres que acontecerá no próximo sábado (26/03). Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Credenciamento:

23/03, 15h20min: Credenciamento da 172ª PLENA já foi aberto pelo setor administrativo do SINASEFE. Sindicalizadas(os) que estão em Brasília-DF já estão se credenciando no hotel Saint Paul.

Programação

23 de março (quarta-feira):

  • 15:00 – Abertura do credenciamento
  • 16:00 – Abertura da 172ª PLENA
  • 16:00 às 20:00 – Debate sobre a greve por tempo indeterminado (com a presença das entidades do Fonasefe)

24 de março (quinta-feira):

  • 08:00 às 10:00 – Continuação do credenciamento
  • 09:00 às 10:00 – Informes da DN
  • 10:00 às 13:00 – Informes das seções sindicais
  • 13:00 às 14:00 – Almoço
  • 14:00 às 15:00 – Conselho Fiscal
  • 15:00 às 18:00 – Discussão e deliberação sobre a adesão à greve por tempo indeterminado
  • 18:00 – Encerramento

Conteúdo relacionado