Greve 2022Reposição Salarial Já!EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 173ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 09/05/2022 às 18h08

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 173ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum. A 173ª PLENA acontece no dia 21 de abril, de maneira virtual pela plataforma Zoom.

Discussão por ordem cronológica (eventos mais recentes no topo) logo abaixo:

Após debate de todos os pontos de pauta, 173ª PLENA encerrou suas atividades às 19h32min. Moção em solidariedade aos grevistas da base do Sinasefe Cáceres-MT, que estão sob ameaça de corte de ponto, e Moção em Solidariedade aos professores da rede municipal de São Luís-MA, foram as últimas deliberações do fórum. Em breve divulgaremos todos os encaminhamentos aprovados nesta Plenária aqui em nosso portal.

Ponto de pauta do 34º CONSINASEFE teve informe da Comissão de Organização acerca da construção do fórum eleitoral, que ocorrerá em Brasília-DF, de 12 a 15 de maio. Questões recursais ao Congresso poderão ser apresentadas, por qualquer sindicalizado, na plenária de abertura do fórum, prevista para acontecer às 20 horas de 12 de maio.

Após debate entre os presentes, ponto de pauta da Prestação de Contas da DN pelo Conselho Fiscal do SINASEFE deliberou que as contas da gestão 2018-2022 estão aprovadas de forma integral, sem nenhuma ressalva. A aprovação se deu pelo placar de 15 votos a favor versus 1 voto contrário, com 9 abstenções.

No ponto de pauta da Prestação de Contas da DN pelo Conselho Fiscal do SINASEFE, o Conselho Fiscal, representado pelo conselheiro Eulálio Costa, apresentou de forma oral o parecer com a sugestão de aprovação das contas do sindicato.

Ponto de pauta do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE aprovou que a Plenária de Mulheres que ocorrerá no próximo sábado (23/04) será soberana para deliberar sobre o local do Encontro Nacional de Mulheres que ocorrerá neste ano de 2022. A sede proposta para o evento é a cidade de Fortaleza, capital do Ceará.

Na reabertura dos debates da 173ª PLENA, a pauta sobre a adesão das seções sindicais do SINASEFE à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado teve a conclusão das falas iniciais dos inscritos e duas deliberações, sendo elas:

  1. Aprovar deflagração de greve com uma data definida: placar da votação de 25 votos a favor versus 5 votos contrários;
  2. Aprovar o dia 16 de maio como data para deflagração da greve pelas bases do SINASEFE: placar da votação de 18 votos a favor versus 9 votos contrários, com 5 abstenções.

Após isso, a pauta da greve nacional foi encerrada e entrou em debate o ponto de pauta sobre o 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE.

O credenciamento da 173ª PLENA contabilizou 40 delegadas(os) e 15 observadoras(es), representando 23 seções sindicais, num total de 55 participantes.

Logo mais, às 14h30min, os debates serão retomados no ponto de pauta sobre a adesão das seções do SINASEFE à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado.

Pontualmente às 13 horas, os debates do ponto de pauta sobre a adesão das seções do SINASEFE à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado foram pausados para o intervalo de almoço dos participantes do fórum virtual.

Às 14h30min os debates serão retomados, no mesmo ponto de pauta, para a conclusão das falas das inscrições iniciais.

Debate sobre a adesão das seções do SINASEFE à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado segue com as falas dos participantes da 173ª PLENA, que ainda não entrou em intervalo. Dificuldades em deliberar pela greve em algumas bases e necessidade de deflagrar a greve para ter alguma conquista frente ao Governo Federal são expostas (e colocadas em oposição, na forma de “dilema”) nas falas dos trabalhadores da base da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Após informes das seções sindicais, que expuseram a situação da construção da greve nas bases, ponto de pauta da discussão e deliberação sobre a adesão à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado entra em discussão pelos delegados e observadores da 173ª PLENA.

A greve, convocada nacionalmente por entidades do Fonasefe e Fonacate, tem como pautas de reivindicação a recomposição salarial de 19,99% para todos os servidores públicos federais, o cancelamento da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a revogação do Teto de Gastos (EC 95/2016).

Informes das seções sindicais começam a ser expostos pelos participantes da 173ª PLENA. Primeira seção a dar informe foi o Sinasefe Cáceres-MT, que fez greve por uma semana e enfrenta uma ameaça de corte de ponto por parte do Governo Federal.

Pendências do credenciamento foram debatidas e sanadas pelos participantes da 173ª PLENA. Após isso, ponto de informes da DN do SINASEFE foi aberto.

173ª PLENA do SINASEFE foi aberta, por volta das 8h50min, com votação e aprovação da pauta. Após debates, sugestões e ponderações dos delegados presentes, a nova programação aprovada foi a seguinte:

  1. Informes da DN
  2. Informes das seções sindicais
  3. Discussão e deliberação sobre a adesão à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado
  4. 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE
  5. Prestação de Contas da DN pelo Conselho Fiscal do SINASEFE
  6. 34º Congresso do SINASEFE

Pauta inicial

  1. Informes da Direção Nacional (DN)
  2. Informes das seções sindicais
  3. Campanha Salarial 2022, discussão e deliberação sobre adesão à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado
  4. Prestação de Contas da DN pelo Conselho Fiscal do SINASEFE

Programação inicial

  • 08:00 Pendências de Credenciamento
  • 09:00 Informes da DN
  • 10:00 Informes das seções sindicais
  • 13:00 Intervalo para almoço
  • 14:30 Discussão e deliberação sobre a adesão à Greve do Serviço Público Federal por tempo indeterminado
  • 18:00 Prestação de Contas da DN pelo Conselho Fiscal do SINASEFE
  • 19:00 Encerramento

Conteúdo relacionado