Greve 2022Reposição Salarial Já!EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 175ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 12/07/2022 às 14h45

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 175ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum. A 175ª PLENA acontece no dia 29 de junho, de maneira virtual pela plataforma Zoom.

Discussão por ordem cronológica (eventos mais recentes no topo):

19h23: A 175ª Plenária Nacional do SINASEFE deliberou como orientação às bases que as seções sindicais suspendam as suas greves entre os dias 4 e 15 de julho, retornando ao estado de greve. Essa deliberação foi aprovada por questões táticas e organizativas, reforçando a necessidade de manter as mobilizações e a pressão sobre o (des)governo Bolsonaro.

Após todos os pontos de debate serem vencidos, a Plenária encerrou seus trabalhos às 19h40. Em breve, divulgaremos aqui em nosso portal os encaminhamentos do fórum.

17h20 às 19h11: Após amplo e longo debate entre delegados e observadores, com colocações de diversos argumentos e pontos de vista distintos, a 175ª Plenária Nacional aprovou a suspensão da greve nacional do sindicato, com as seções sindicais tendo o período de 4 a 15 de julho para aprovarem as suspensões em suas assembleias de base.

Com a suspensão da greve, o SINASEFE entrará em estado de greve, com novo movimento paredista podendo ser deflagrado, a qualquer tempo, numa nova Plenária Nacional.

Além disso, outra importante deliberação foi a de que o dia 7 de julho será transformado em Dia Nacional de Paralisação e Luta contra os cortes de verbas.

15h10: 175ª Plenária Nacional ocorre de modo virtual pelo Zoom. Na sede do sindicato, em Brasília-DF, plantonistas da Direção Nacional e membros do Comando Nacional de Greve acompanham o fórum. Pauta da avaliação e do balanço da Greve por Tempo Indeterminado segue em debate entre os presentes.

14h30: Balanço/Avaliação da Greve por Tempo Indeterminado, feito por delegados e observadores da 175ª PLENA, abriu os debates políticos do fórum na tarde desta quarta-feira (29/06).

12h46: Trabalhos da Plenária estão pausados para o almoço. Retomada está prevista para 14h15.

12h42: Credenciamento da 175ª PLENA tem seguintes números: 40 delegadas(os) e 64 observadoras(es), totalizando 100 sindicalizadas(os) de 27 seções sindicais.

12h36: Em acordo, participantes aprovaram a seguinte modificação nos prazos do 3º Encontro de Mulheres: data final para entrega das atas e preenchimento dos formulários será dia 16/07.

11h54: Ponto de informes das Seções Sindicais segue em andamento. Mais de 20 pessoas já se posicionaram, comentando, além da situação da greve e demais mobilizações, atividades locais e a realidade das(os) trabalhadoras(es) da Rede Federal ao redor do Brasil.

10h41: Seções sindicais iniciam seus informes, seguindo a ordem alfabética dos nomes das seções.

10h06: Comando Nacional de Greve (CNG) começa seu informe apresentando aos participantes um mapeamento da Greve do SINASEFE. Pauta Unificada da Educação Federal também foi tratada no informe do CNG.

09h57: Integrantes da Direção Nacional apresentaram diversos informes sobre atividades que aconteceram e que estão previstas para os próximos dias e meses.

  • Elenira Vilela comentou a participação do sindicato em diversas atividades no congresso, a reunião recente com o MEC, o chamado para a jornada de lutas na próxima semana, e informou ainda que durante a Conape acontecerá uma reunião das entidades brasileiras que compõem a CEA com o presidente da entidade, Ferando Rodall, visando uma articulação para fortalecer a CEA no Brasil.
  • Fernanda Rosá informou o nome do hotel do 3º Encontro de Mulheres do SINASEFE: Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE.
  • David Lobão comentou que a informação que circula na imprensa de um possível reajuste no auxílio alimentação não é oficial. Ele também comentou a reunião com o MEC, destacando que não é verdade que a Setec-MEC tem disposição para conversar efetivamente.
  • Stânio Vieira reforçou o chamado para a live organizada pelo sindicato pela passagem do dia 28/06: Diversidade LGBTQIA+ e o direito de amar: 30/06, às 19 horas
  • Manoel Porto comentou atividades do plantão e a mudança do formato da 175ª PLENA, que passou a ser somente virtual em função de outras agendas de mobilização que estão próximas ao evento.
  • Luisa Senna deu informe sobre a atuação da Coordenação de Inclusão e Acessibilidade, explicando que a pasta prepara um diagnóstico das(os) PCDs com condições permanentes e temporárias. Ela comentou ainda que estão preparando uma atividade sobre carreira dos Tradutores Intépretes de Libras (TILS).
  • Ivo Silva comentou as articulações do jurídico via grupo de WhatsApp com a Assessoria Jurídica Nacional e pontuou que as comissões de reforma da casa do sindicato e de análise dos problemas com a empresa organizadora do 34º CONSINASEFE estão em andamento.
  • Rita Gil informou que envio de certificados do 34º CONSINASEFE foi feito virtualmente para o e-mail das seções sindicais nesta semana.

09h28: Participantes aprovam a pauta do evento sem alterações.

09h12: Plantonista e secretário de Combate às Opressões, Stânio Vieira inicia os trabalhos da 175ª PLENA com a leitura da convocatória da atividade.

08h41: Participantes credenciadas(os) já começam a chegar na sala virtual do Zoom onde será realizada a 175ª PLENA. Credenciamento está em andamento.

Programação

  • 08:00 às 12:00 – Credenciamento
  • 09:00 às 10:00 – Informes da DN
  • 10:00 às 10:30 – Informes do CNG
  • 10:30 às 12:30 – Informes das seções sindicais (situação da greve)
  • 12h30 às 14:00 – Intervalo para almoço
  • 14:00 às 16:30 – Balanço/Avaliação da Greve por Tempo Indeterminado
  • 16h30 às 17:30 – Encaminhamentos
  • 17h30 às 18:00 – Encerramento

Download

Conteúdo relacionado