Postagem atualizada em 14/02/2022 às 14h33
Atividades dos SPF nesta quarta (02/02) reforçaram a luta pela reposição salarial de 19,99%
Representando servidores públicos federais de diversos segmentos, Fonasefe e Fonacate reforçaram a cobrança aos três poderes pela abertura de negociações. Atividades em Brasília-DF, nesta quarta-feira (02/02), contaram com a presença do SINASEFE representado por integrantes da Direção Nacional e das seções sindicais Sintifrj, Sinasefe IFMG e Sinasefe Brasília.
Caminhada na Esplanada
Carregando uma faixa de nove metros, trabalhadoras e trabalhadores levaram para as ruas da Esplanada dos Ministérios a reivindicação de reposição salarial emergencial de 19,99%. Os fóruns que representam as categorias apresentaram a pauta de reivindicações em 18/01 e ainda não receberam retorno do governo.
Praça dos Três Poderes
Chegando à Praça dos Três Poderes, o grupo entoou palavras de ordem e soltou balões com uma pequena faixa exigindo a abertura de negociações: “Negociação Já! Servidores e servidoras federais exigem abertura de mesa de negociação para recomposição salarial!”
No último dia 27/01 os fóruns enviaram ofícios ao judiciário, legislativo e executivo solicitando audiências para debater a reposição emergencial.
Anexo da Câmara
O encerramento das atividades matutinas se deu nas proximidades do Anexo 2 da Câmara, com falações de integrantes do Fonacate e Fonasefe. O local já ficou conhecido recentemente por receber as mobilizações, em 2021, contra a PEC 32/20. Assista ao encerramento aqui.
Coletiva de imprensa
Representado pelo coordenador geral, David Lobão, o SINASEFE participou de coletiva de imprensa conjunta organizada por Fonasefe e Fonacate, no auditório do Sindsep-DF. Realizada no período vespertino, a coletiva foi convocada para apresentar as demandas do movimento pela recomposição salarial e tirou dúvidas de profissionais de comunicação sobre o tema. Assista aqui.
Calendário da Campanha Salarial Unificada
- 05 a 11/02 – Plenárias regionais que definirão ações e atividades a serem realizadas na campanha salarial;
- 14 a 25/02 – Jornada de Lutas com estado de greve;
- 09/03 – Indicativo de Greve Nacional do Serviço Público.