Notícias

Como lidar com as fake news bolsonaristas no 2º turno

Postagem atualizada em 07/10/2022 às 14h25

O combate às fake news e à desinformação é um dos elementos mais importantes na batalha pela eleição de Lula no próximo dia 30/10.

Confira a seguir oito passos importantes para derrotar a desinformação:

Passo 1
Lembre que é ilegal e pode gerar prisão ou multa. Quem espalhar fake news pode ser responsabilizado por crime contra a honra.

Passo 2
Questione a fonte da mensagem e lembre que a obrigação da prova é de quem enviou (e não o contrário). As mentiras geralmente circulam como texto ou vídeo, sem fonte. Mas há veículos de mídia bolsonaristas, então parte das mentiras pode aparecer com suposta cara de ‘notícia jornalística’.

Passo 3

Procure se já foi desmentido no site Verdade na Rede e compartilhe o desmentido.

Passo 4
Caso não encontre no site Verdade na Rede, procure em agências de checagem.
Alguns exemplos: Agência Lupa, Portal Aos Fatos, Projeto Comprova.

Passo 5
‘Printe’ a mensagem (ou copie) e denuncie nos aplicativos em que circulam. A campanha do Lula explica como fazer em várias plataformas, leia aqui.

Passo 6
Denuncie para a campanha Lula. Isso é fundamental para que a campanha saiba as mentiras circulando. Faça rapidinho via formulário aqui.

Passo 7
Cadastre seu WhatsApp para receber os desmentidos da campanha Lula. Você pode fazer isso no site oficial da campanha, clique e entre.

Passo 8
Denuncie diretamente para o TSE, acesse aqui.

*Dicas divulgadas pelo jornalista Jonas Valente (integrante do Intervozes, pesquisador do LaPCom-UnB e Telas-UFC, um dos autores do livro “Fake News: o que as plataformas fazem para combater a desinformação”).

Conteúdo relacionado