EventosNotícias

Congresso Mundial de Educação: inscreva-se

Postagem atualizada em 28/09/2020 às 14h45

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Mundial de Educação, evento virtual, que será realizado em 26 e 27 de setembro. A participação é gratuita, basta preencher o formulário on-line, disponível aqui. O tema do Congresso, convocado por mais de 80 entidades, de diversos países, será “Em defesa da Educação pública e contra o neoliberalismo na Educação”. Mais informações estão disponíveis no site do evento. Acompanhe o evento, ao vivo, via YouTube no Canal Otras Voces En Educación.

Ir além das fronteiras
A convocação do Congresso Mundial destaca a importância da mobilização dos trabalhadores da educação, mundialmente, em especial diante dos desafios colocados pela conjuntura:

A crise atual confirma velhas certezas ao instalar novos desafios. A certeza de que a experiência educativa se sustenta inescapavelmente na atividade presencial recuperou mais uma vez valor para a prática docente, tão vilipendiada pela mercantilização educacional neoliberal. Com tudo isso, o retorno à escola e a presença não podem ser a realidade naturalizada das desigualdades expressas antes de março de 2020 e de forma dramática durante a pandemia.

O desafio enfrentado pela geração de trabalhadores da Educação hoje é ainda maior: trata-se de pensar e construir respostas, não só para a situação, mas a partir do presente de resistência, um horizonte estratégico pode ser traçado, o que acontece inescapavelmente pela construção de alternativas pedagógicas que sustentem uma nova escola.

Assumir esse desafio da forma mais consistente e responsável significa ir além das fronteiras nacionais, pois o que está em jogo é justamente superar a crise de um modelo de Educação neoliberal globalizado.

Com este propósito e com o reconhecimento, solidariedade e confiança de quem luta pela defesa da Educação Pública, temos construído um espaço de encontro internacional, aberto, horizontal, plural e inclusivo chamado Grupo de Contato Internacional (GCI), a partir deste espaço, continuamos pensando juntos esses e outros desafios educacionais”.

Espaço de diálogo permanente
O Congresso Mundial de Educação surge como um espaço de diálogo entre os lutadores de diversos países. Dentre os objetivos do evento está a fundação da Coordenação Internacional de Trabalhadores da Educação (CITE).

Do Grupo de Contato Internacional promovemos, nestes cinco meses de debates pandêmicos, reflexões, análises, a respeito das características da atual ofensiva do capital contra a Educação e concluímos sobre a urgência de convocar o 1º Congresso Mundial em defesa dos Educação Pública e contra o neoliberalismo na Educação.

Este 1º Congresso Mundial de Educação 2020, que será realizado por meios virtuais, coloca o desafio de enfrentar o neoliberalismo em todas as suas formas e expressões e, para isso, avançaremos na constituição de uma Coordenação Internacional de Trabalhadores da Educação (CITE), como espaço permanente de diálogo, encontro e organização de quem luta em defesa da Educação Pública e contra o neoliberalismo na Educação. Convidamos todas as organizações, sindicatos, movimentos sociais e personalidades que convergem nessas ideias para se juntar aos debates e deliberações que estaremos desenvolvendo nos dias 26 e 27 de setembro de 2020″.

Leia a convocação completa do evento (formato PDF, em espanhol)

Conteúdo relacionado

*Matéria atualizada em 25/09/2020, às 19h30.