SeçõesNotícias

Defesa da Democracia: seções sindicais do SINASEFE se posicionam contra tentativa de Golpe de Estado

Postagem atualizada em 11/02/2023 às 17h46

A tentativa de Golpe de Estado por bolsonaristas do último domingo (08/01) mobilizou prontamente a Direção Nacional (DN) do SINASEFE, que lançou posicionamento em Defesa do Estado Democrático de Direito e contra o golpismo de imediato.

Nesta matéria, divulgaremos as Notas Oficiais das seções sindicais do SINASEFE contrárias ao golpe e em defesa da democracia, que forem enviadas para o Departamento de Comunicação do sindicato.

Sinasefe IF Baiano

Baixe aqui a Nota de Repúdio do Sinasefe IF Baiano aos Ataques à Democracia Brasileira visível acima (formato PDF).

Sinasefe IFMG

Democracia sempre: nota de repúdio aos atentados golpistas em Brasília-DF

O País assistiu no dia 08/01 a ataques golpistas à democracia brasileira, promovidos por bolsonaristas que insistem em não aceitar a vitória do presidente Lula. As ações foram acompanhadas por uma flagrante negligência das Forças de Segurança do Distrito Federal. O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram depredados, invadidos e saqueados pelos golpistas fascistas que seguem a cartilha do líder, Jair Bolsonaro.

O Sinasefe IFMG vem a público repudiar veementemente os atos fascistas de violência e depredação contra o patrimônio público brasileiro, e defender a imediata identificação e punição dos indivíduos que praticaram, apoiaram e financiaram tais atos. O repúdio se estende à criminosa omissão do governador Ibaneis Rocha (MDB), que permitiu que a barbárie predominasse por algumas horas na capital federal. A ordem democrática está sendo afrontada por fascistas que lançam mão de crimes como instrumentos políticos.

Conforme a nota divulgada pelo SINASEFE, “o bolsonarismo, o fascismo e a extrema-direita não são oposições políticas comuns e, portanto, não devem ser tratadas como tal”. É preciso que sejam tomadas ações mais firmes e imediatas para desmobilizar todas as organizações bolsonaristas nas cidades brasileiras. Além disso, faz-se fundamental manter a mobilização e a vigilância popular em todos os estados brasileiros contra o golpismo e defender as Instituições e a democracia brasileira.

O Sinasefe IFMG apoia a decisão do Presidente Lula que decretou intervenção federal na segurança do Distrito Federal e designou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, como interventor.

Na ocasião, o Sinasefe IFMG, enquanto entidade sindical atuante na defesa absoluta da democracia, reforça o coro contra o fascismo ecoado pela multidão que acompanhou a posse do presidente Lula na semana passada: sem anistia!

Veja aqui a Nota de Repúdio do Sinasefe IFMG aos atentados golpistas em Brasília-DF visível acima (no site da seção sindical).

Conteúdo relacionado