Notícias

Eleições 2022: escute e compartilhe áudios para combater a desinformação

Postagem atualizada em 15/09/2022 às 11h21

Com o objetivo de combater a desinformação, informar e orientar a sociedade nas eleições 2022, a Rádio Paulo Freire (AM 820 KHz ), da UFPE, divulga uma série de áudios curtos (também conhecidos como spots). Combate às fake news, importância do voto de jovens e idosos, segurança do sistema eleitoral, checagem de fatos e boatos, robôs da internet e votos nulos e brancos são alguns dos temas abordados. Escute e compartilhe!

Spots por título (ao clicar você terá opção de ouvir e/ou baixar)

Votos dos idosos
Não deixe de ir votar
Segurança do sistema eleitoral brasileiro
Seu voto e a representatividade
Importância do voto dos jovens
O que são algoritmos?
O que são bots da internet
Site mostra como cada parlamentar votou
Intolerância política
Fake news contra as urnas
Hackers não conseguem invadir as urnas
Compra e venda de voto é crime
Site de checagem fato ou boato?
Por que não votar branco e nulo
Urna tem 30 camadas de segurança
Celular proibido na cabine de votação

Acesse a pasta virtual e baixe todos os áudios aqui.

Informação de qualidade

A rádio universitária divulga com frequência um programa denominado Manda no Zap, difundindo conteúdos relevantes numa linguagem acessível e objetiva.

“Toda semana, ao longo do período de campanha, colocamos áudios novos na pasta virtual (Google Drive). Os spots também estão sendo distribuídos pela lista de transmissão da Rádio Paulo Freire. Você pode se inscrever nela enviando mensagem para: (81) 2126-3177″ informa a rádio.

“Podem usar à vontade todo material disponível no drive e enviem suas sugestões de temas que nossa equipe vai atrás! Vamos espalhar informação de qualidade e de fácil compreensão!” destacam.

História da rádio

A Universitária AM 820 KHz foi criada quando Paulo Freire esteve à frente do Serviço de Extensão Cultural da Universidade de Recife (SER/UR), embrião do que veio a se transformar depois na pró-reitoria de Extensão da UFPE. Denominada na época de sua criação, em 1962, como Rádio Universidade, a emissora fazia parte de um projeto educacional liderado por Paulo Freire e prova disso foi, por exemplo, o programa radiofônico Cultura Popular e Alfabetização levado ao ar pelo Movimento de Cultura Popular.