Encontros RegionaisEventosNotícias

Encontro Regional Sul reúne mais de 70 participantes em Florianópolis

Postagem atualizada em 08/09/2022 às 15h30

  

alt
Imagem: Assessoria Seção Sindical Florianópolis

   Cerca de 70 servidores técnicos administrativos, docentes e aposentados dos Institutos Federais do Sul do Brasil, representando 12 Seções Sindicais da região, estiveram presentes no Encontro Regional Sul do Sinasefe, realizado nos últimos dias 3 e 4 de maio, em Florianópolis. Membros da Direção Nacional do Sindicato e da Seção Sindical do IFSC também participaram do evento, que iniciou na sexta-feira com um curso de formação sindical e terminou no sábado à noite com os debates sobre a precarização do trabalho na rede federal de ensino.

   Programado inicialmente para dois dias e meio, o Encontro Regional Sul do Sinasefe acabou tendo seu encerramento antecipado, por conta da reestruturação das mesas de debates em função da ausência de alguns palestrantes.

   Realizados todos os anos nas cinco regiões do país, os Encontros Regionais do Sinasefe discutem sempre uma pauta única, centrada nos principais desafios do Sindicato no período. Esse ano, em Florianópolis, o evento ofereceu oportunidade de formação política aos participantes já na manhã do primeiro dia, com a palestra do professor Paulo Tumolo, da UFSC.

alt
Imagem: Assessoria Seção Sindical Florianópolis – SC

    A tarde de sexta-feira, dia 3, foi reservada para os debates acerca da aposentadoria no serviço público e a instituição do Funpresp, tema que foi apresentado pelo advogado da Seção Sindical do IFSC, Luis Fernando Silva.

   À noite, a abertura do Encontro contou com a participação da representante da CSP Conlutas em Santa Catarina, Joaninha de Oliveira, Willian Carvalho, da Direção Nacional do Sinasefe e Afrânio Bopré, vereador pelo PSOL em Florianópolis, num debate sobre a conjuntura atual, o Acordo Coletivo Especial, a anulação da reforma da previdência e a campanha salarial 2013.

  No segundo dia, a primeira mesa de debates, sobre a proposta de carreira única dos trabalhadores da educação e a regulamentação das atuais carreiras a partir da greve de 2012, contou com a participação dos representantes do Andes, Paulo Rizzo, e Willian Carvalho, do Sinasefe Nacional. No período da tarde, a representante da Direção Nacional do Sinasefe, Eugênia Tavares Martins, conduziu as discussões sobre Gênero, Raça, Etnia e Trabalho Infantil.

   O último tema abordado no Encontro Regional Sul do Sinasefe foi a precarização do trabalho no processo de expansão da Rede Federal de Ensino, debate que contou com a contribuição do professor Mauro Titon, do Andes-Ufsc e da técnica administrativa da UFSC, Selma Gomes, representante da CSP-Conlutas em Santa Catarina.

   Para garantir um momento de descanso, descontração, confraternização e lazer, depois de dois dias de exaustivos debates, os cerca de 70 participantes do Encontro compareceram, à noite, ao jantar de confraternização realizado num bar no centro de Florianópolis.

   O próximo Encontro Regional Sul do Sinasefe está previsto para acontecer na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Seção Sindical Florianópolis – SC