Notícias

Ensino remoto imposto compulsoriamente pela gestão? Tô fora!

Postagem atualizada em 24/08/2020 às 9h47

Poucas universidades, Institutos Federais e Cefets têm feito um amplo, democrático e abrangente debate sobre o que fazer nesse momento.

Em muitas instituições, as opiniões da comunidade acadêmica têm sido ignoradas e o ensino remoto tem sido imposto de forma aligeirada, sem considerar os diversos aspectos envolvidos na adoção dessa modalidade para a retomada do calendário acadêmico.

As alternativas precisam ser discutidas e pensadas coletivamente. Não podem ser impostas através de resoluções ou decisões unilaterais e antidemocráticas!

SINASEFE e Andes-SN na luta

Passados alguns meses desde o início do distanciamento físico ocasionado por conta da pandemia da COVID-19, se intensificaram as pressões, tanto do Ministério da Educação (MEC), dos governos federal, estaduais e municipais, quanto de muitos gestores, para a retomada do calendário acadêmico, inclusive com ameaças veladas de corte de salário.

Atualmente, são poucas as instituições que têm feito um amplo, democrático e abrangente debate com a comunidade acadêmica sobre o que fazer nesse momento. Em muitas, as opiniões de docentes, discentes e técnico-administrativos foram ignoradas. Resoluções têm sido aprovadas de forma aligeirada, sem considerar dos diversos aspectos envolvidos na retomada do calendário acadêmico de maneira remota.

Para o SINASEFE e o Andes-SN, não basta apenas pensar uma forma que transponha o ensino presencial para o ensino remoto, pois haverá perda de qualidade no processo de ensino/aprendizagem.

Conteúdo relacionado

*Texto produzido pelo Andes-SN e revisado pelo SINASEFE