Notícias

Evento debate etnia, educação e cultura no IFBA Campus Salvador

Postagem atualizada em 06/11/2012 às 18h32

Nos dias 19 e 20 deste mês, haverá um grande debate na Jornada das Relações Étnicas e/ou Raciais? 2012, do Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus Salvador. O Sinasefe convida todos os afiliados a contribuírem com o tema que homenageia os 100 anos de nascimento do escritor baiano Jorge Amado – “Trilhando o legado de Amado” – em que docentes, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral poderá rever as facetas da obra do escritor, marcada pela influência da cultura afro-brasileira.

Além do aprofundamento sobre a obra literária de Jorge Amado, entrará na pauta do encontro as temáticas sobre etnia, raça e religiões afro-brasileiras. Os participantes contarão com mesas temáticas que abordarão:

  • “As dificuldades e os desafios da implementação das leis 10.639/03 e 11.654/08 na educação básica”;
  • “A História e a Cultura Africanas na educação básica: desafios e dificuldades encontrados pelos professores”;
  • “Um olhar jurídico sobre a implementação das leis de introdução aos estudos afro-brasileiros e afro americanos”;
  • “A Educação escolar: fortalecimento e/ou negação da Identidade Negra?”, entre outras mesas.

Todo o debate será composto por sete oficinas, contando também com exibição e discussão de vídeos, exposições e apresentações culturais envolvendo o público também com questões como cultura, memória e territorialidade.

Segundo o professor de português e literatura Wesley Correia, a ideia do evento é provocar, por isso a dúvida no título. “O que define raça e etnia e o que os diferencia? O correto é operar com quais dos termos? Com um, com outro ou com os dois? Entre outros assuntos, é o que pretendemos refletir durante a Jornada”, comentou.

Jorge Leal Amado de Faria, conhecido como Jorge Amado (1912-2001), foi autor das obras Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres, que tiveram adequações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba no carnaval do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares adaptados para as acessibilidades, como em braile.

Veja a programação completa aqui!