Notícias

Ex-territórios: sindicatos reforçam demandas com parlamentares

Postagem atualizada em 26/05/2023 às 13h09

O SINASEFE realizou nesta quinta-feira (25/05) uma reunião pautando as demandas de sindicalizadas(os) dos ex-territórios. Os(as) participantes debateram as ações recentes da mobilização sindical em defesa do segmento. Problemas com enquadramento, transposições, progressões, carga horária e avaliações foram pautados.

Flávia Hiromi Takahashi (suplente da DN e diretora do Sindsef-RO) e Eliete Azevedo (coordenadora da seção sindical Ex-território de Rondônia e diretora do Sindsef-RO), em atividades de mobilização em Brasília-DF, comentaram as lutas recentes do segmento de sindicalizados(as) dos ex-territórios. As plantonistas Andréa Moraes (secretária-adjunta de formação política e relações sindicais) e Tânia Regina (secretária-adjunta de comunicação) e o plantonista Antonildo Pereira (coordenador de pessoal docente) participaram da reunião na sede do SINASEFE.

Reunião com Senador Confúcio Moura (DEM-RO).

Eliete destacou que uma das reuniões realizadas pela comitiva de Rondônia, que conta com dirigentes do Sindsef-RO e do SINASEFE, foi com o senador Confúcio Moura (DEM-RO).

A diretora suplente do SINASEFE, Flavia Hiromi Takahashi comenta que o grupo de Rondônia realizou diversas visitas à parlamentares, além de acompanhar uma audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. “Estivemos numa maratona de reuniões e visitas a todos os gabinetes dos parlamentares de Rondônia durante toda semana, entregamos uma extensa pauta das demandas dos servidores a toda bancada federal”, destacou Flávia.

Para Flávia, as visitas foram positivas, com parlamentares se comprometendo com as demandas apresentadas. “Pelo menos três parlamentares se comprometeram com a categoria. O senador Confúcio Moura (DEM-RO), determinou que a assessoria que busque a solução para a pauta entregue, o deputado Lebrão (União-RO) marcou reunião na Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (Ceext/MGI) e também na Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas Órgãos Extintos (Decipex) por duas vezes e a deputada Cristiane Lopes (União -RO), transformou nossa pauta em documento de reivindicação que foi entregue ao presidente da Ceext”, avalia a diretora.

Reivindicações

O Sindsef-RO reuniu as pautas da categoria em um ofício que protocolou nos gabinetes, leia aqui o documento. Conheça algumas das demandas deste segmento da categoria, já apresentadas pelo SINASEFE ao governo em 2022:

  • Nível Auxiliar (NA) e Nível Intermediário (NI);
  • Avaliação dos servidores transpostos de Carreira;
  • Transposição PUCRCE/EBTT;
  • Progressão dos professores pioneiros (contratados até 1981);
  • Enquadramento de aposentados pela Emenda 20;
  • RSC para aposentados;
  • Regulamentação da Carga Horária dos docentes;
  • Análise de recursos pela Comissão.

Conteúdo relacionado