NotíciasPolítica

Falta de comprovante de votação impresso não indica que voto deixou de ser contado

Postagem atualizada em 29/09/2022 às 10h37

Em vídeo divulgado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quarta-feira (28/09), Tânia Oliveira, da Coordenação Nacional de Fiscalização da Campanha do Lula, ajuda a combater fake news sobre comprovante de votação. Ela explica que a eventual ausência de comprovante impresso de votação não quer dizer que voto não tenha sido computado pela urna. Além disso, comenta que a assinatura para comprovação do voto será necessária apenas para eleitores(as) que não ainda possuem biometria na Justiça Eleitoral.

Plano bolsonarista para a eleição

“Eu quero falar hoje de uma mensagem que está circulando em nossos grupos dizendo que foi descoberto ‘o plano dos bolsonaristas para a eleição’. A mensagem diz que os mesários bolsonaristas não vão entregar aos eleitores os comprovantes de votação e nem exigir assinatura no livro de registro e depois vão alegar que tem mais votos nas urnas eletrônicas do que eleitores confirmados. E a mensagem termina dizendo que temos que assinar o livro de registro de eleitores e exigir o comprovante de votação. Gente, isso é fake news”, comenta Tânia.

Assinatura e biometria

“Em primeiro lugar, só precisa assinar o livro quem não tem biometria, quem tem biometria não precisa assinar, o seu dedo é igual a sua assinatura, ele registra a sua presença pra votar. Em segundo lugar, o comprovante de votação não é mais uma exigência da Justiça Eleitoral. Esse comprovante, hoje em dia, está disponível do Tribunal Superior Eleitoral, digitando o número do seu título” explica a coordenadora.

Zerézima

“Como é que acontece, na verdade, o controle na seção eleitoral? Nossos fiscais estarão presentes na seção eleitoral no momento em que a urna é aberta e que ocorre a impressão da zerésima, que mostra que não há nenhum voto na urna. Zero votos, por isso se chama zerézima. E no final, com a impressão do boletim de urna, onde constará o número de eleitores que compareceram e a totalização dos votos. Esse número vai corresponder ao controle dos mesários, porque eles anotarão os ausentes” completa.

Combater a desinformação

“Espalhe esse vídeo pra combater a desinformação, é a nossa fiscalização que vai ajudar a Justiça Eleitoral na afirmação do resultado eleitoral que vai eleger Lula presidente do Brasil” finaliza Tânia.

Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral

Tânia também é jurista e integrante da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que faz parte da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, que reúne mais de 200 entidades, dentre elas o SINASEFE.

Leia também

Ausência de comprovante de votação não quer dizer que voto não tenha sido computado pela urna (Fato ou boato – site do TSE)

Conteúdo relacionado