Postagem atualizada em 15/02/2025 às 19h25
Ainda que a morte retire repentinamente pessoas queridas de nosso convívio, na memória e no coração, essas pessoas seguem presentes e habitam eternamente.
O companheiro Flávio Barbosa é uma dessas pessoas que permanecerá conosco. E nosso desafio aqui, em poucos minutos, é honrar sua trajetória, reunindo algumas das melhores lembranças de sua presença em nossas vidas.
Nascido em 13 de setembro de 1967, em Recife-PE, Flávio sempre teve um sorriso largo e afetuoso. De Pernambuco, carregava não apenas a naturalidade e o sotaque marcante, mas também a paixão pelo Clube Náutico Capibaribe.
Companheiro por 27 anos da Regina Célia e pai do Felipe e do Elias, manifestava repetidamente seu orgulho e afeto pela família, também reafirmando sua religiosidade cristã-evangélica.
Geógrafo e tecnólogo ambientalista, Flávio trabalhou como servidor público federal por 29 anos, além de atuar também em nível estadual.
Ele teve uma militância histórica no SINASEFE, sendo uma grande referência política entre os sindicalizados – em especial, aqueles que atuam nas escolas ligadas ao Ministério da Defesa.
Na Direção Nacional (DN), Flávio participou de dois mandatos consecutivos: foi coordenador de pessoal técnico-administrativo na gestão 2014-2016 e foi secretário de comunicação na gestão 2016-2018. Ele também fez parte da Comissão Nacional de Supervisão (CNS), nos biênios 2014-2016 e 2022-2024; e trabalhou em comissões de organização de diversos Encontros dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIMEs).
Foi durante o 16º ESCIME, realizado em Salvador-BA, a última participação presencial de Flávio. E durante a 199ª PLENA, realizada em 23 de novembro de 2024, sua derradeira participação virtual. Flávio faleceu em 30 de novembro de 2024, aos 57 anos, vítima de um infarto fulminante.
Registramos aqui nosso profundo agradecimento por toda entrega e dedicação do nosso querido companheiro Flávio Barbosa, que dedicou grande parte da sua vida à luta em defesa da classe trabalhadora, da educação federal, dos serviços públicos e da democracia.
Flávio deixa um legado de vasta construção coletiva e de compromisso com a luta revolucionária, enfrentando a burocratização nas organizações e no sindicato.
Seguiremos nessa luta, companheiro Flávio, inspirados pela sua atuação e pela sua presença afetuosa e combativa, levando conosco a ternura e a esperança de um mundo melhor e mais justo.
Flávio Barbosa, presente!
Flávio Barbosa, presente!
Flávio Barbosa, presente!
Hoje e até a vitória!