NotíciasPolítica

Fonasefe cobra resposta de pauta protocolada em fevereiro

Postagem atualizada em 22/07/2020 às 17h42

Trabalhadores durante o protocolo da pauta do Fonasefe, em fevereiro de 2020.

No último dia 03/07 o Fonasefe se reuniu, virtualmente, com integrantes do Ministério da Economia, o objetivo foi tratar da pauta dos SPF, protocolada em fevereiro de 2020 e também da retomada de trabalho presencial. Para o fórum, a reunião não apontou nenhum tipo inflexão do governo para a negociação. “Não se apresenta qualquer perspectiva de resolução e encaminhamento concreto nesse espaço”, destacou o colegiado em relatório.

O coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, relatou que a reunião foi realizada rapidamente. Segundo o Lobão, o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoas, Wagner Lenhart conversou apressadamente com os representantes das entidades de SPF. “A todo momento que fizemos uma crítica concreta às pressões existentes para retomadas, como no caso do INSS, o governo se esquivava dizendo que a instituição tem autonomia. Então, essa discussão ficou furada”, explicou o coordenador.

Sobre o tema das filiações e desfiliações, ligadas ao Decreto 10.328/20, o governo insistiu que considera medidas que tomou recentemente “um princípio democrático”. “Este é um governo que não negocia nada, vai lá reafirmar suas posições com o maior cinismo do mundo, não existe nenhuma brecha de negociação em nada que eles estão fazendo, não há perspectiva de eles recuarem”, destacou Lobão.

A Condesef, que representa diversos segmentos de SPF, também divulgou matéria sobre esta reunião. “As entidades ainda apresentaram demandas dos servidores tanto na linha de frente, que vem denunciando falta de equipamentos de segurança (EPIs), quanto de servidores em teletrabalho e estão sendo chamados a retornar ao trabalho presencial mesmo com a situação da pandemia ainda longe de ser controlada no Brasil”, destacou a confederação. Veja o texto completo aqui.

Conteúdo relacionado