Conheça melhor as pessoas que integram a 15ª Direção Nacional Colegiada do SINASEFE. Gestão eleita e empossada no 36º Congresso do sindicato, realizado em Brasília-DF, de 5 a 8 de setembro de 2024.

Coordenação Geral

Antonildo Santos Pereira – Seção Sindical IFSertão-PE

Sou Antonildo Santos Pereira, iniciei o trabalho como professor de Física no Instituto Federal Baiano no ano de 2015, agora estou vinculado ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro. Comecei a militância no movimento estudantil e fui coordenador da seção IF Baiano no período de 2017 a 2022. Estava na Direção Nacional do SINASEFE, biênio 2022-2024, na Coordenação de Pessoal Docente, e  também coordenei os trabalhos da Comissão Nacional Docente do SINASEFE (CND), biênio 2022-2024.

Laryssa Braga Martiniano Maciel – Sintef-PB

Sou Laryssa Braga Martiniano Maciel, técnico-administrativa (TAE),  assistente de alunos do IFPB campus Guarabira, desde 2016. Tenho 34 anos, sou mãe de um anjo (06.08.2018 – 09.06.2021), amo fazer amigos, viagens, vinho, chocolate e experimentar novos pratos. Graduada em Direito pela UFCG, especialista em Gestão de Políticas Públicas e advogada (secção OAB-PB). Na militância atuo acolhendo às vítimas de violência de gênero, sendo  a temática foco de meus estudos desde 2015. Sou dirigente da Comissão Central de Combate ao Assédio do IFPB, membro do Núcleo de Combate ao Assédio campus Guarabira. Com a experiência de haver dirigido a maior greve da história do IFPB, chego à Coordenação Geral com o desejo de dar continuidade à minha luta sindical, contribuindo para que o SINASEFE seja um sindicato cada dia mais forte, unido, sobretudo para construir um ambiente seguro para todas, todos e todes.

Manoel José Porto Júnior – Seção Sindical IF Sul-RS

Sou Manoel José Porto Júnior, trabalhei como técnico em Eletrônica da ETFPel entre 1992 e 1994 e atuo como professor desde 1995, no Campus Pelotas do IFSul. Na militância, entrei na direção da seção sindical de Pelotas aos 19 anos, em 1993 e fui Coordenador Geral do SINASEFE entre 2002 e 2004. Antes filiado ao PT, ajudei a construir o PSOL, onde permaneço até hoje. Sou pai da Júlia e do Jonas, que me ensinam a esperançar.

Coordenação de Administração e Finanças

Secretária Geral: Katiuscia da Costa Pinheiro – Seção Sindical Monte Castelo-MA

Meu nome é Katiuscia Pinheiro ou Kati Tupinambá. Sou professora de Sociologia do IFMA desde 2015. Atualmente trabalho no Campus Itapecuru Mirim-MA. Já atuei na luta sindical como diretora da Seção Sinasefe Maracanã onde coordenei a Comissão de Saúde Mental e contra os Assédios no IFMA. Atualmente estou filiada à Seção Sindical Monte Castelo. Sou também militante feminista e da luta de indígenas em contexto urbano. Recentemente descobri que sou pessoa neuroatípica (TDAH). Amo plantas, doces e tudo que torne a vida mais feliz.

1º Tesoureiro: Eliezer da Cunha Siqueira – Sintef-PB

Nosso nome é Eliezer Siqueira,  docente do Campus Sousa do IFPB, desde janeiro de 2009, na área das Ciências Agrárias/Agropecuária e Agroecologia. Estamos na militância no Sintef-PB/CM Sousa, desde que assumimos a docência no IFPB. Politicamente e partidariamente, a gente está filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas, as pessoas transformam o mundo!” – Paulo Freire.

2º Tesoureiro: Elton John da Silva Santiago – Seção Sindical IF Fluminense-RJ

Sou Elton John da Silva Santiago, tenho 38 anos, sou TAE e filiado na seção sindical do IFFluminense, Campus Santo Antônio de Pádua, noroeste do estado do Rio de Janeiro. Trabalho na Rede Federal desde 2019, onde ingressei inicialmente no IF Goiano. Nesta instituição, ajudei a construir a seção sindical de base do Sintef-GO no campus em que trabalhava. Sou licenciado e bacharel em História e mestre em Antropologia. Na militância, atuo desde os 16 anos de idade, com forte atuação no movimento estudantil da UFF. Sou pai do Gabriel Martí (4 anos) e tutor do Fidel, meu cãopanheiro guerrilheiro.

Coordenação de Pessoal

Docentes: Rafael Bernardo Silveira – Seção Sindical Rio do Sul-SC

Eu sou Rafael Bernardo Silveira, docente da área de geografia no Instituto Federal Catarinense (IFC) desde 2019. Na Rede Federal de Ensino, antes disso, trabalhei no IFRS e no serviço federal estou desde o ano de 2002. Na gestão 2022 – 2024 da DN ocupei a coordenação de Formação Política e Relações Sindicais, além de ser membro da Comissão da Confederação de Educadores Americanos (CEA). Fui eleito pela chapa “União na Luta”, sendo militante da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) no SINASEFE.

Técnico-administrativas(os): Roni Rodrigues da Silva – Seção Sindical IFMT-MT

É com grande satisfação que me apresento como parte da nova diretoria do SINASEFE. Meu nome é Roni Rodrigues da Silva, nascido em Cuiabá-MT, sou servidor público federal desde 2008, quando ingressei no antigo Cefet-MT, hoje IFMT. Atualmente, ocupo o cargo de assistente em administração do PCCTAE. Minha formação acadêmica inclui um diploma em Gestão Pública e uma especialização em Compliance. Minha trajetória sindical começou com minha atuação como suplente da Direção Nacional do SINASEFE no período de 2009 a 2011. Fui presidente da Seção Sindical Cuiabá, atualmente conhecida como Seção Sindical IFMT, durante os períodos de 2011 a 2013 e de 2013 a 2015. Desde 2022, tenho a honra de coordenar a Seção Sindical IFMT, onde fui reeleito para a coordenação geral para o período de 2024 a 2026. Ao longo da minha carreira, tenho me dedicado ao estudo das carreiras PCCTAE e docente EBTT, sempre buscando aprimorar o nosso trabalho e fortalecer a nossa representação. Além do meu envolvimento com o serviço público e o movimento sindical, tenho um gosto pessoal por filmes e, ocasionalmente, por fazer um bom churrasco. Agradeço pela confiança e estou à disposição para colaborar no que for necessário para o avanço das nossas causas e para a melhoria das condições de trabalho.

Aposentadas(os): Flávia Hiromi Takahashi – Seção Sindical Pimenta Bueno-RO

Sou Flávia Hiromi Takahashi, atualmente aposentada. Minha lotação era no MINTER, depois Ministério do Planejamento, depois Ministério da Economia e finalmente Ministério de Gestão e Inovação/DECIP/SGP,  cedida ao Governo do Estado de Rondônia, por meio de convênio entre União e Estado, desde 1981, onde atuei como docente. Na militância atuo desde 1981 e na seção desde 2006, ano de criação da seção em Pimenta Bueno-RO.

Coordenação de Comunicação

Secretária: Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira – Sindsifce-CE

Sou psicóloga, TAE do IFCE no campus Caucaia, estudo e atuo na Assistência Estudantil desde 2009 e estou na Rede Federal desde 2012. Tenho orgulho de dizer que assinei minha ficha de filiação sindical junto com meu termo de posse. Acredito verdadeiramente na coletividade e na luta como únicas saídas ao sistema capitalista e precarizador da educação em que vivemos. Fui representante sindical por alguns anos, e em 2021 entrei pra direção sindical da minha seção – Sindsifce-CE. Desde então, tento contribuir para a construção de um sindicato voltado às reais necessidades de nossas trabalhadoras e nossos trabalhadores. No SINASEFE, assumo a Secretaria da Coordenação de Comunicação.

Secretária-adjunta: Andréia de Fátima Pinsan – Seção Sindical Porto Velho/Ariquemes/Guajará-Mirim-RO

Sou Andréia Pinsan, trabalho na Rede Federal desde 2015, atuando como docente no campus Ariquemes do IFRO. Atuei na militância pelo movimento estudantil no passado, depois me afastei e retornei agora, na greve de 2024, onde atuei como comando de greve no meu campus, pela seção sindical Porto Velho/Ariquemes/Guajará-Mirim. Faço parte do coletivo Sinasefe Para Lutar (SPL). Sou mãe da Isabella e do Lucas. Amo fazer artesanato. Gosto de todos os animais, mas tenho apenas duas gatas, a Arya Stark e a Lilith. Amo ler, viajar e dançar!

Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais

Secretária: Andréa Pereira Moraes – Sintietfal-AL

Sou Andrea Moraes, trabalho na Rede Federal desde 2013, atuo como docente de Sociologia no Campus Maceió do IFAL.  Na militância sindical atuo como diretora desde 2019, quando fui diretora adjunta de formação política no Sintietfal. Atualmente, sou militante do Movimento por uma Escola Popular (MEP) no SINASEFE. Atuei como secretária-adjunta de Formação Política e, depois, como secretária-adjunta de Política para as Mulheres no biênio 2022-2024 da DN.

Secretária-adjunta: Maria Artemis Ribeiro Martins – Sindsifce-CE

Sou Artemis Martins, professora do IFCE, campus Canindé. É no sertão central do Ceará, precisamente no curso de Licenciatura em Pedagogia, que me dedico a construir um projeto de educação pública e gratuita, de qualidade socialmente referenciada, que possibilite à classe trabalhadora uma formação para a transformação da nossa sociedade. No SINASEFE, sou filiada ao Sindsifce, onde compus a coordenação da seção entre 2018 e 2022. Construo o coletivo sindical Pão e Rosas, pelo qual fui eleita coordenadora geral do SINASEFE no biênio 2022-2024. Neste novo biênio, estarei como secretária-adjunta na pasta de Políticas Educacionais e Culturais, somando-me na luta em defesa da Rede Federal de Ensino, por um projeto de educação e de cultura fortes, populares e emancipatórios. “Eu não posso mudar o mundo, mas eu balanço”.

Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais

Secretária: Crystyna Tapuya Tayraryú – Seção Sindical Natal-RN

Sou Crystyna Tapuya Tayraryú, norte-rio-grandense, mãe solo de Ana Tarsyla. Yndýgena nascyda em contexto urbano, docente do Ynstytuto Federal do Ryo Grande do Norte. Especyalysta e Mestra em Teatro com atuação na decolonyalydade do ensyno de Arte/Teatro e formação docente a partyr das epystemyas yndýgenas, afrycana e afrodescendente. Escrytora Yndýgena vencedora coautora do prêmyo Jabuty de fomento a leytura 2023 pelo Mulheryo Nacyonal das Letras Yndýgenas. Coordenadora do GT Gênero, Raça, Etnya e trabalho ynfantil/Sinasefe Natal. Mylytante yndýgena e femynista do INDURN/Yndýgenas do Contexto Urbano e do Movymento de Mulheres Olga Benaryo, artyvysta, membra do Movymento Luta de Classes. Vyver e Lutar pelos Dyreytos da Classe Trabalhadora, Mulheres, Yndýgenas, Negres, Quylombolas, PCDs, Neurodyvergentes, População Cygana, População LGBTQYAPN+. Observação: A letra I está trocada por Y por ser essa uma vogal sagrada na lýngua Tupi-guarani de onde se ynycya o manyfesto do uso do potyguês reyvyndycado pelo multyartysta Potyguara Juão Nyn e que eu também reynvyndyco. Brasyl é Terra Yndýgena.

Secretário-adjunto: Luiz Sérgio Ribeiro – Sindscope-RJ

Meu nome é Luiz Sérgio, mais conhecido como Sérgio, sou TAE do Colégio Pedro II-RJ, trabalho na secretaria escolar do Campus São Cristovão III. Sou servidor do Colégio Pedro II desde dezembro de 2008 e desde lá atuo na militância da educação federal através do Sindscope mas na militância política já atuava desde muito antes. Formado em Economia pela UERJ, comecei minha vida política no movimento estudantil, participando da reconstrução do Centro Acadêmico de Economia durante a Ditadura Militar, em 1980. Fiz parte da construção do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, ingressando no Alicerce da Juventude Socialista e depois Convergência Socialista, correntes do PT. E continuo minha militância política desde 1994 com a fundação do PSTU. Gosto de um bom rock’n’roll e de jazz. 

Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho

Secretário: Francisco Raimundo de Freitas – Sintef-PB

Sou Francisco Freitas, TAE, ocupando o cargo de assistente de aluno, lotado no Campus Picuí do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Possuo formação técnica em edificações, graduação em gestão ambiental e pós-graduação em educação profissional e tecnologia, tendo experiência em gestão e implantação de unidades de conservação. Cristão progressista, milito no PSOL e com causas socioambientais e sindicais. No sindicalismo dirijo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Federal da Paraíba em Picuí (PB), coordenei a última greve da educação federal fazendo parte dos comandos: Local de Picuí, Estadual da Paraíba e Nacional (CNG).

Secretária-adjunta: Karla Simões de Andrade Lima Bertotti – Seção Sindical CMR e EAMPE-PE

Eu sou Karla Simões de Andrade Lima Bertotti. Nascida em Brasília-DF, hoje sou pernambucana de coração. Mãe de duas meninas lindas, Giulia e Carolina. Graduada em Letras Português/Francês pela UFPE, especialista em Tradução e Intérprete de Língua Francesa pela UFPE, mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP e doutora em Ciências da Linguagem pela UNICAP. Atualmente sou docente do quadro permanente do Colégio Militar do Recife e faço parte do grupo de pesquisa Processos de Organização Linguística e identidade social UNICAP/ CNPq. Militante do PCdoB desde 1992, iniciei minha trajetória política ainda no movimento estudantil. Atuo na Seção Sindical CMR/EAMPE desde sua fundação e atualmente estou como diretora de finanças. No SINASEFE, fui eleita pela chapa “União na Luta”, sendo militante da  Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) no SINASEFE.

Coordenação de Políticas para Mulheres

Secretária: Flávia Cândida do Nascimento de Souza – Seção Sindical IFES-ES

Eu sou uma mulher preta, periférica e umbandista. Também sou historiadora e professora de História, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Ensino por essa mesma instituição. Sou servidora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) desde de 2011 e atualmente estou lotada no campus Aracruz, localizado no município de mesmo nome, na região norte do estado. Estou em meu segundo mandato na diretoria da seção sindical Ifes, atuando como coordenadora de comunicação e, com muito orgulho exercerei meu primeiro mandato na Direção Nacional à frente da Coordenação de Políticas para Mulheres. Acredito no trabalho coletivo e que só atuando coletivamente conseguiremos modificar nossa sociedade. Só a luta muda a vida!

Secretária-adjunta: Grazielle Nayara Felício Silva – Seção Sindical IFSP-SP

Sou Grazielle Nayara, norte-mineira de nascimento, mas que reside em São Paulo há mais de uma década. Trabalho no Campus Capivari do IFSP, desde outubro de 2013, ocupando o cargo de assistente social. Minha militância vem do movimento estudantil do Serviço Social, formação que concluí em 2011. Atualmente estou na Coordenação Estadual do Sinasefe-SP, na gestão 2023-2025. Anteriormente, na gestão 2021-2023, ocupei a Coordenação para Assuntos dos Técnico-administrativos. Sou mãe de pet e tenho minha pequena Luna como minha grande companheira. Nas horas vagas gosto de colocar as séries em dia e ler livros. Ocuparei o cargo de secretária-adjunta de Políticas para as Mulheres, representando o Coletivo Sindical Pão e Rosas e espero fazer um trabalho que combata todo o machismo que vivenciamos no espaço sindical. “Eu não posso mudar o mundo, mas eu balanço”.

Coordenação de Políticas Étnico-Raciais

Secretário: Evaldo Gonçalves Silva – Seção Sindical Jataí-GO

Sou Evaldo Gonçalves e costumo me apresentar como um ‘bixa’ preta macumbeira. Técnico-administrativo (jornalista) no Câmpus Jataí desde 2012, atuando na seção sindical Jataí desde a minha chegada na Rede Federal. Também me articulo nas demandas do movimento negro, especialmente àquelas voltadas à educação, compondo o Neabi da Instituição desde 2014. Pai de pet (cachorros e gatos) e pai de planta.

Secretária-adjunta: Cristina Valéria Gomes – Sindscope-RJ

Eu sou Cristina Gomes, carioca, avó de Sophia e Gabriel, pedagoga, pós graduada em administração e supervisão escolar, mestra em sistema de gestão. Entrei na Rede Federal em 2004, na carreira TAE no cargo de assistente de aluno no Colégio Pedro II. Assim que entrei me filiei ao Sindscope (sindicato dos servidores do Colégio Pedro II).  Fui membra da CISPCCTAE no mandato de 2018-2020. Fui coordenadora da pasta jurídica no Sindscope e no último mandato atuei no primeiro ano como adjunta da pasta de Políticas Educacionais e no segundo ano como 2ª tesoureira.      

Coordenação de Inclusão e Acessibilidade

Secretária: Amália Cardona Leites – Seção Sindical Rio do Sul-SC

Sou Amália Cardona Leites, nasci em Alegrete-RS e sou graduada em Letras Português-Espanhol, com mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalho como docente na Rede Federal desde 2019, no IFC, e sou militante do PCB desde 2009. Sou autista e mãe de autista, e estou como Secretária na Coordenação de Inclusão e Acessibilidade na Direção Nacional do SINASEFE.

Secretária-adjunta: Marlise Sozio Vitcel – Seção Sindical IF Sul-RS

Sou Marlise Vitcel, feminista, anticapitalista, sou bacharela e mestra em Economia e doutoranda em Educação. Trabalho na Rede Federal desde 2013, atuando como TAE no campus Sapucaia do Sul do IFSul. Na militância atuo desde os meus 16 anos na juventude e no movimento estudantil. Atualmente sou coordenadora da pasta de Políticas Educacionais da direção da seção sindical do IFSul e estou assumindo na Direção Nacional como adjunta na pasta de Inclusão e Acessibilidade. Sou tutora de quatro gatos e de três cachorros e sou uma leitora compulsiva de ficção.

Coordenação de Políticas para LGBTQIAPN+

Secretária: Teresa de Souza Bahia – Seção Sindical IFBA e CMS-BA

Eu sou Teresa de Souza Bahia, assistente em administração no IFBA desde 2006 e egressa do ensino médio do antigo Cefet-BA, com formação em Gestão Pública e Produção Audiovisual. Atualmente, sou Coordenadora Geral do Sinasefe Seção IFBA e CMS, na Gestão Ângela Santana. Minha atuação no SINASEFE (em âmbito nacional) começou em 2022, quando integrei a Comissão Nacional de Supervisão do PCCTAE. Em 2024, atuei na Direção Nacional do SINASEFE, na Pasta de Comunicação, além de participar ativamente do Comando Nacional de Greve. Agora, estou iniciando minha jornada como Secretária na Pasta de Políticas para LGBTQIAPN+. Além disso, tive uma participação importante em movimentos sociais, destacando-me, especialmente, na Economia Solidária, promovendo iniciativas de inclusão e desenvolvimento sustentável.

Secretário-adjunto: Gabriel de Oliveira Rodrigues – Aprofcmpa-RS

Sou o Gabriel, também conhecido como Gabo. Sou homem cisgênero gay, gaúcho de nascimento que viveu décadas fora do estado e foi repatriado em 2022. Docente EBTT nomeado em 2016, atualmente leciono Língua Portuguesa no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Militante no campo da diversidade sexual e de gênero há anos, estou presidente da Associação dos Professores e Funcionários Civis do CMPA (APROFCMPA) desde 2023. Também estou Adjunto LGBTQIAPN+ na Direção Nacional do SINASEFE para o biênio 2024-2026, representando não somente o Coletivo Sindical Pão & Rosas, mas também todo um segmento historicamente invisibilizado. “Canto minha vida com orgulho/Na minha vida nem tudo acontece/Mas quanto mais a gente rala,/mais a gente cresce” – Charlie Brown Jr.   

Coordenação de Políticas para as Instituições de Ensino Ligadas ao Ministério da Defesa

Secretária: Lissa Mara Saraiva Fontenele – Sindsifce-CE

Sou Lissa Mara Saraiva Fontenele. Sou cearense e pertenço à Seção Sindsifce/CMF/EAMCE. Tenho graduação em História (UFC) e Letras – Inglês/Português (FGF), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)  e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sou docente EBTT desde 2013, lotada no Colégio Militar de Fortaleza. Acredito que estar filiada a um sindicato de classe é fundamental para o sentimento de pertença nesse grupo, visto que podemos compartilhar e reforçar nossas vivências, lutas e vitórias coletivamente. São muitas as instituições de educação onde trabalhamos por todo o Brasil e diversos são os contextos, mas nossa luta por condições de trabalho dignas é uma só! Este ano abriu-se mais um espaço de reconhecimento e ação, no âmbito sindical, referente ao contexto das servidoras e dos servidores vinculados ao Ministério da Defesa, com a criação da Coordenação de Políticas para as Instituições de Ensino Ligadas ao Ministério da Defesa, a qual coordenarei no biênio 2024 – 2026.

Secretário-adjunto: Amaury Garcia dos Santos Neto – Seção Sindical CMRJ-RJ

Sou Amaury Garcia, professor de língua inglesa e suas respectivas literaturas, com mestrado (UERJ), doutorado (PUC-Rio) e pós-doutorado (UERJ) com pesquisas na área de Literatura Britânica. Fui professor substituto de Literaturas de Língua Inglesa na UFRJ em 2007 e 2008, tornando-me docente EBTT de língua inglesa do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) ao passar em concurso em 2008. Sou filiado à seção sindical Sinasefe CMRJ desde 2014, onde estou, atualmente, como coordenador geral, em meu segundo mandato. Tenho buscado representar nacionalmente a base dos servidores civis lotados em instituições de ensino básico administradas pelo Ministério da Defesa, a fim de buscar melhores condições de trabalho para nossa categoria. Inicio minha participação na DN como secretário-adjunto na Coordenação de Políticas para as Instituições de Ensino ligadas ao Ministério da Defesa no biênio 2024-2026, me comprometendo a tentar fazer com que as vozes dos servidores civis do MD sejam não apenas ouvidas, mas atendidas em seus pleitos. Nas poucas horas vagas entre trabalho, militância sindical e vida familiar, continuo minha atividade política por meio da música: sou baixista e compositor da banda de punk/crossover Punhal, na qual expresso artisticamente minha revolta contra o capitalismo e exponho as consequências nefastas desse sistema para com o povo.

*Os textos acima foram escritos por cada dirigente e revisados pelo Departamento de Comunicação do SINASEFE.