SeçõesNotícias

Gestão eleita é gestão empossada: Sinasefe Monte Castelo luta pela posse de reitor e diretores eleitos no IFMA

Postagem atualizada em 03/11/2020 às 17h50

A comunidade escolar do IFMA realizou eleições no último mês de agosto, elegendo reitor e diretores de 26 campi. Entretanto, repetindo o desrespeito à democracia e autonomia acadêmicas, o Ministério da Educação (MEC) ainda não deu posse aos novos gestores eleitos. O Sinasefe Monte Castelo iniciou nesta semana uma campanha em defesa da democracia na instituição, exigindo a posse dos diretores e do reitor, eleitos legitimamente.

Lentidão e prejuízos à comunidade
Mais de 60 dias já se passaram desde que o IFMA enviou ao MEC (em 25/08/20) o resultado de seu processo eleitoral e a nomeação, e respectiva posse, ainda não aconteceram. A demora na nomeação de reitores, e consequentemente, de diretores de campi, gera graves reflexos no andamento adequado das atividades cotidianas do IFMA. Além de representar uma profunda falta de respeito com a democracia e autonomia da instituição.

Eleitos
Carlos Cesar foi eleito com 41,53% dos votos, entre brancos, nulos e ausentes/não apurados. O candidato eleito atualmente é pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da instituição. A eleição do IFMA teve a participação de 13.606 eleitores, entre estudantes (10.597), docentes (1.641) e técnico-administrativos (1.368). O segundo colocado no pleito foi o professor Adroaldo Almeida, com 19,45 %, dos votos, seguido pelo professor Paulo Doval, com 4,85 %, e o professor Hélson Falcão, com 2,89 %. Houve 3,15% de votos nulos, 2,32% de votos em branco e 25,81 % de ausentes/não apurados. A abstenção nesse processo eleitoral foi menor do que a registrada em 2016, de 30,59%.

Diretores-gerais
A comunidade do IFMA também elegeu os(a) diretores(as)-gerais de 26 campi: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. Não houve eleição para diretores-gerais nos campi de Araioses, Itapecuru-Mirim e Presidente Dutra.

*Com informações da Ascom IFMA.