NotíciasPolítica

Glauber Braga fica! Arthur Lira sai!

Postagem atualizada em 23/08/2022 às 21h58

O mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) está ameaçado diante da perseguição promovida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e precisa do nosso apoio.

A perseguição começou após um atrito ocorrido no dia 31 de maio entre o deputado e o presidente da Câmara. Enquanto os deputados votavam no plenário uma medida provisória relativa ao fim de incentivos tributários para a indústria petroquímica, Glauber Braga questionou: “senhor Arthur Lira, eu queria saber se o senhor não tem vergonha. Gostaria de saber se o senhor não tem vergonha.”

No dia seguinte, 1º de junho, o PL encaminhou uma representação assinada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, solicitando abertura de processo ético-disciplinar por quebra de decoro parlamentar e pedindo a cassação do mandato de Glauber.

A tramitação, em tempo recorde, do processo evidencia o uso do aparato da Casa por Arthur Lira, na condição de presidente da Câmara, para atender suas pautas. A diferença é gritante em relação a outros processos, como por exemplo no caso do trâmite da acusação de corrupção contra o deputado Wilson Santiago (Republicanos-SP), que foi apresentada em 2020 e só entrou na pauta este ano.

DN se solidariza em defesa de Glauber Braga

O SINASEFE está na luta contra a cassação de Glauber e iniciou uma campanha nas redes, convidando a sua base e a de outras entidades a aderirem ao movimento. Confira abaixo as falas dos representantes da Direção Nacional em defesa do parlamentar.

Fala de Artemis Martins (coordenadora geral)

“Arthur Lira, coronel de iPhone, não nos calará e não calará o deputado Glauber Braga!”, declarou Artemis Martins:

Fala de David Lobão (coordenador geral)

“Esse mandato sempre esteve a serviço dos nossos sonhos, a serviço das nossas lutas, a serviço das nossas posições. Viva o mandato de Glauber Braga!”, comentou David Lobão em sua fala de solidariedade:

Fala de Elenira Vilela (coordenadora geral)

“Glauber Braga não pode ser cassado por um deputado que está coordenando um esquemão de compra de voto chamado orçamento secreto. Arthur Lira, você não representa o Brasil!”, denunciou Elenira Vilela em sua fala de apoio ao deputado:

Vídeo oficial da campanha em defesa do mandato de Glauber Braga

Confira o vídeo oficial da campanha em defesa do mandato de Glauber produzido pelo sua equipe:

Conteúdo relacionado