Campanha Salarial 2023PLOA 2023Reposição Salarial Já!Notícias

Governo vai sancionar reajuste emergencial nesta sexta-feira (28/04)

Postagem atualizada em 27/04/2023 às 15h27

Prosseguindo com a implementação do reajuste emergencial de 9% aos servidores(as) federais, o governo vai sancionar o PLN nº 2/2023 nesta sexta-feira (28/04). O SINASEFE está entre as entidades sindicais convidadas para compor a mesa da cerimônia, que será realizada no Palácio do Planalto, às 11h30. Com a sanção deste PLN, o Termo de Acordo nº 01/2023 fica mais próximo de ter o seu ponto sobre o reajuste emergencial consolidado e cumprido, restando apenas a edição de uma Medida Provisória pelo presidente Lula.

Aprovação no Congresso

Após dias intensos de pressão no Congresso Nacional, a categoria conquistou uma vitória importante: o PLN 02/2023, foi aprovado por deputados e senadores numa sessão conjunta na tarde desta quarta-feira (26/04). Na terça-feira (25/04), a mobilização das entidades sindicais foi fundamental para garantir a votação e aprovação da matéria.

As entidades do Fonasefe (dentre as quais, o SINASEFE) atuaram ostensivamente no Congresso Nacional nas últimas semanas, conversando com deputados(as) federais, senadores(as) e assessorias parlamentares buscando conseguir apoios e votos para a aprovação do PLN 2/2023.

Negociação com MGI

Este reajuste de 9%, junto com o aumento de R$ 200,00 no auxílio alimentação, foi acordado entre Governo Federal e entidades sindicais dentro da Mesa Nacional de Negociação Permanente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As entidades sindicais lutam há anos pela recomposição salarial, intensificando as mobilizações no período pós pandemia e cobrando ao novo governo desde o início de janeiro.

Conteúdo relacionado