Postagem atualizada em 19/06/2024 às 15h38
Em greve, os legítimos representantes de docentes do magistério federal, SINASEFE e Andes-SN, estiveram com integrantes do MGI na tarde desta segunda-feira (27/05), em Brasília-DF. As entidades sindicais entregaram um documento conjunto ao governo: rejeitando a proposta do ministério (de 15/05) e ressaltando a importância da continuidade do processo negocial com entidades legítimas.
“Neste momento, em que o Governo Federal expressa profunda intransigência ao interditar a rodada negocial com professores e professoras das carreiras do Magistério Superior e EBTT, impondo a assinatura de um acordo sem sequer transmitir a minuta para prévia análise ou possibilidade de continuidade de negociações, afirmamos que nossas bases – efetivamente representativas do professorado em âmbito federal – rejeitaram a proposta do Governo. Colocamos como condição para qualquer assinatura de acordo a apresentação de índice de reajuste para o ano de 2024, atenuando os efeitos da corrosão da renda e a inexistência de corrosão de renda pela inflação nesse ano, a revogação da Portaria nº 983/2020 do MEC, entre outros pontos do “revogaço”, bem como a indispensável recomposição do orçamento das IFES ainda para o corrente ano.” destacam as entidades no ofício.
Confira na íntegra:
Manifestação
Durante toda a tarde e início da noite, às portas do MGI, os Comandos de Greve (CNGs) das entidades realizaram uma manifestação exigindo a continuidade do processo negocial e entoando palavras de ordem como: “0% eu não aceito! Negocia Já!”. O grupo também expôs a indignação de trabalhadoras(es) com a tentativa da Proifes de representar, imoral e ilegalmente, docentes do magistério federal.
Super Live
Prosseguindo com seu esquema de comunicação na greve, o SINASEFE realizou uma nova edição da sua Super Live, aos moldes das que foram realizadas nas recentes Mesas de Negociação Específica e Temporária. Ao longo de mais de 3h, as informações tanto da manifestação quanto da reunião nas dependências do MGI e das seções sindicais ao redor do país foram repassadas em tempo real à categoria. Confira:
Nova reunião
Apesar de informado pelas entidades sindicais que as propostas rebaixadas de reajuste e reestruturação de carreira foram rejeitas, o governo ainda insistia em não marcar nova reunião. Entretanto, diante da recusa das entidades em interromper o processo negocial, além da força e da persistência da greve, o governo agendou uma nova reunião para 03/06/24, às 14h. O SINASEFE indica que sejam organizadas atividades da greve em todo país nesta data (03/06), paralisando em 100% as unidades de ensino. Em plenária realizada ontem (26/05), o sindicato nacional debateu e aprovou contrapropostas tanto para docentes quanto para TAEs.
Representação do SINASEFE
O SINASEFE esteve representado nas dependências do MGI por: Artemis Martins, David Lobão, Lucrécia Iacovino e Wildson Justiniano.