Notícias

IFSC: Consup pede a destituição de interventor nomeado pelo MEC

Postagem atualizada em 12/07/2020 às 19h08

O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) se reuniu na última quarta-feira (6/5), de forma extraordinária, por autoconvocação de seus membros, para debater a nomeação do novo interventor do instituto. O Conselho emitiu um posicionamento oficial, aprovado com maioria ampla, solicitando a destituição imediata de André Dala Possa do posto de reitor pro tempore, diante dos riscos que a permanência dele no cargo representa.

Críticas ao MEC e ao interventor
A reunião virtual foi marcada por duras críticas ao Ministério da Educação, que não respeita o processo eleitoral na instituição e nem mesmo as deliberações do seu órgão máximo. O Conselho havia enviado ao MEC uma lista com sete opções de nomes para exercer a função de reitor pro tempore. Nenhum deles foi aceito e o governo acabou nomeando o professor André Dala Possa, derrotado nas eleições do final do ano passado, como novo interventor.
Os conselheiros criticaram ainda a postura do professor, por ter aceitado a indicação, e reafirmaram a necessidade do respeito à democracia e autonomia da instituição. Eles chegaram a pedir que ele renunciasse ao cargo, mas Dala Possa disse que preferia continuar, “pelo bem da instituição”.

Acesso aos documentos
O Consup enviou também um ofício à Setec/MEC solicitando a íntegra dos vários processos que tramitam no ministério sobre esse assunto, incluindo os pareceres da Conjur e processos que tenham sido eventualmente apensados. Os conselheiros querem ter acesso aos documentos referentes à nomeação do reitor eleito, dos reitores temporários (incluindo processos ou documentos de indicação), à análise das sete sugestões de nomeação encaminhadas pelo Consup do IFSC e demais correspondências a respeito dessa questão.

Defesa da democracia e da autonomia
O SINASEFE reforça que seguirá na defesa ostensiva da democracia na Rede Federal de Educação. Permanecemos em luta para garantir a autonomia e democracia nas instituições, bandeiras históricas do sindicato, conquistadas sempre sob fortes mobilizações das trabalhadoras e trabalhadores.

*Com informações do IFSC e do Sinasefe IFSC

Conteúdo relacionado