Notícias

Indígenas enfrentam falta de água e repressão policial em Dourados-MS

Postagem atualizada em 06/12/2024 às 19h26

Indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó, na Reserva Indígena de Dourados (RID), enfrentaram ataques da PM-MS, sob o comando do governador Eduardo Riedel (PSDB), nesta quarta-feira (27/11). Os Kaiowa, Guarani e Terena protestam desde segunda-feira (25/11) por conta da falta de água. Há pelos menos seis meses a crise hídrica na RID tem se intensificado.

“Próximo às aldeias, condomínios de luxo nunca enfrentaram a falta de água. Por que será? Água é um direito básico! O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul responde aos indígenas que pedem por água com tiros de arma de fogo, bombas de efeito moral, balas de borracha e detenções”, destaca a Teia dos Povos.

De acordo com a entidade, três indígenas foram presos e três foram encaminhados ao Hospital da Vida com ferimentos graves. Mais de 20 pessoas foram feridas(os) com bala de borracha.

O SINASEFE convida a todas(os) a denunciarem esse absurdo em suas redes sociais e também a colaborarem com a comunidade indígena por meio de doações via PIX: 00.479.105/0002-56 (Cimi-MS). O dinheiro arrecadado será convertido em compra de água, comida e demais mantimentos para (as)os indígenas das ocupações em protesto pela escassez de água na região de Dourados-MS.

*Vídeo produzido pelo kaiowa Junior Sanches e conteúdo divulgado originalmente pela Teia dos Povos.

Conteúdo relacionado