Combate às opressõesCoordenaçõesLivesNotícias

Live sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial: 26/03, às 14 horas

Postagem atualizada em 28/03/2025 às 15h17

Na quarta-feira (26/03), às 14 horas, o SINASEFE realizará uma transmissão ao vivo em seu canal do YouTube e em sua página do Facebook. A live terá como tema o “Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial”, que foi celebrado na última sexta-feira (21/03).

A mediação do debate ficará com conta de Evaldo Gonçalves (secretário de Políticas Étnico-Raciais do SINASEFE) e a atividade virtual terá quatro palestrantes:

  • Cassiana Marques (pró-reitora-adjunta da UFSM);
  • Ìyá Marli Ògún Méjire Azevedo (Movimento Negro Unificado);
  • Leonardo Nia (membro do GT Negras e Negros do Sindscope-RJ);
  • Roberto Adão (membro do GT Negras e Negros do Sindscope-RJ).

Cassiana Marques

Cassiana Marques da Silva é pró-reitora-adjunta de Assuntos Estudantis da UFSM, mãe da Lúcia de 4 anos. Casada com Luciano Almeida. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão e orientação escolar, foi professora municipal na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, professora na Rede Estadual no município de São Martinho da Serra-RS.

É Mestra em Gestão Pública pela UFSM, servidora da UFSM há 14 anos. Neste percurso, em 2016, desenvolveu suas atividades profissionais em Brasília-DF, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Na UFSM, foi orientadora educacional no Colégio Agricola em Frederico Wesphalen-RS, Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), da pró-reitoria de Gestão de Pessoas (campus sede).

Integrante da gestão da Escola de Samba Vila Brasil, como diretora de projetos estratégicos, desenvolvendo parcerias com a UFSM por meio da pró-reitoria de Extensão e pró-reitoria de Assuntos Estudantis, trabalhando com a comunidade da escola e do município, proporcionando cursos para geração de trabalho e renda, desenvolvimento pessoal, ações com as famílias e crianças da comunidade.

Também atua em projetos com foco na multiculturalidade com estudantes indígenas, quilomboas, LGBTQIAPN+, estrangeiros e refugiados.

Ìyá Marli Ògún Méjire

Ìyá Marli Ògún Méjire Azevedo é iniciada há 54 anos pela Oralidade na Cultura de Matrizes Africanas dos Povos do Tronco Linguístico Yorùbá, desenvolvendo estudos e pesquisas. Milita no Movimento Negro Unificado desde 1980.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1981). Especializada em Saúde do Trabalhador e em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas. Mestra em Filosofia do PPGF/IFCS-UFRJ, com o trabalho intitulado “Pluriversalidade na Filosofia: Narrativas de Axé como saber Filosófico” (2022). Doutoranda do PPGF/IFCS-UFRJ (2023).

Assistente Social no Colégio Pedro II desde 1986, onde exerceu as funções de Coordenadora de Projetos do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica, integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabi/CPII), integra o LERER/CSCII, integra o GT Negras e Negros do Sindscope-RJ, coordena a Campanha pelo Letramento Racial no CSCII/CPII, é sub-coordenadora do Projeto de Extensão da UFRJ “Rodas de Filosofias e Transculturalismo” desde 2018 e integra o Núcleo de Investigação de Filosofias Ancestrais (NIFAn) do Laboratório Ousia do IFCS-UFRJ desde 2018.

Ganhadora do Prêmio Mestre Lucindo dos Mestres Tradicionais, concedido pelo Ministério da Cultura (2024).

Leonardo Nia

Leonardo Nia é psicanalista, membro-fundador da Escola Quilombista Dandara de Palmares e integrante do GT Negras e Negros do Sindscope-RJ.

Roberto Adão

Roberto Adão é servidor aposentado do Colégio Pedro II (Departamento de Biologia e Ciências), Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (Fundação Oswaldo Cruz) e integrante do GT Negras e Negros do Sindscope-RJ.

Acompanhe a Live!

Live sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Data: 26 de março de 2025 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Transmissão em: www.youtube.com/canalsinasefe e www.facebook.com/sinasefe.nacional

Conteúdo relacionado