Postagem atualizada em 29/05/2024 às 11h46
No vídeo acima, gravado ontem (27/05) nas dependências do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os representantes do Governo Federal literalmente viraram às costas para a negociação com o SINASEFE e o Andes-SN na Mesa que debatia a carreira docente.
É por isso que nossa greve continua!
Enquanto diretores dos dois sindicatos, que representam juntos 98% dos docentes da Rede Federal de Educação (Andes-SN no Magistério Superior e SINASEFE no Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), pediam que a contraproposta apresentada pelas bases fosse levada em consideração pelo MGI, os representantes do Governo Federal se mostraram completamente desinteressados e foram embora.
É por isso que nossa greve continua!
Quem você vê pedindo que haja negociação são o Presidente do Andes-SN, Gustavo Seferian, e a Coordenadora Geral do SINASEFE, Artemis Martins. Quem você vê fugindo dos trabalhadores (como se fugisse da cena de um crime) é José Lopez Feijóo, Secretário de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho do MGI. Horas depois dessa cena, Feijóo assinou um acordo rebaixado para a carreira docente com o Proifes – entidade que não tem direito de representação sobre as bases de SINASEFE e do Andes-SN.
É por isso que nossa greve continua!
José Lopez Feijóo deu um GOLPE nos trabalhadores da Educação Federal. Desconsiderou horas de trabalho árduo das bases do SINASEFE, que ficaram na 191ª PLENA até às 1h40min da madrugada de 27/05 para escrever uma contraproposta factível com o que Governo Federal pode pagar aos servidores. É injusto e cruel que virem as costas para os anseios de milhares de trabalhadores aos gritos de “acabou”. Essa prática de gritar “acabou” para não responder demandas sociais foi do (des)governo neofacista que derrotamos nas urnas. Fizemos o L em 2022 (sem arrependimentos) para derrotar esse comportamento, não para revivê-lo.
É por isso que nossa greve continua!
Esperamos, sinceramente, que a postura do Governo Lula na Mesa que teremos no dia 03/06, para novamente conversar sobre a carreira docente, não seja a mesma de 27/05. Foi lamentável, deseducado e inaceitável o papelão a que se prestou José Lopez Feijóo. Não foi para isso que nós elegemos Lula em 2022. Estamos sendo vítimas de deboche e escárnio. As negociações não estão evoluindo. A culpa dessa greve continuar não é dos trabalhadores, que querem negociar, assinar um acordo DIGNO e voltar aos trabalhos nos campi: a culpa é do Governo, que não se mostra aberto ao diálogo.
É por isso que nossa greve continua!
Assista o vídeo acima e veja o absurdo que o Governo tem chamado “negociação”. Entendemos a aflição de milhares de pais, mães e estudantes que anseiam por voltar às aulas. Queremos muito voltar ao trabalho. Mas o Governo Lula não está negociando. E pior ainda: está fazendo fake news dizendo que já nos atendeu.
É por isso que nossa greve continua!