SeçõesNotícias

Luta do Movimento Estudantil do IFRJ garante retorno do pagamento dos auxílios

Postagem atualizada em 30/09/2023 às 13h15

Na terça-feira da semana passada (09/05), estudantes de ao menos 12 campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foram até a Reitoria reivindicar o funcionamento do Programa de Auxílio Permanência (PAP).

Uma manifestação saiu do campus Rio de Janeiro-RJ do IFRJ e caminhou até a Reitoria, que fica na Praça da Bandeira, realizando uma ocupação com exigência de abertura de mesa de negociação.

Na quarta-feira (10/05), o Sintifrj participou, convidado pelo Fórum de Assistentes Sociais, de uma reunião entre o Fórum, representantes da Diretoria de Assistência Estudantil (Dirae) e Reitor, presencialmente na Reitoria.

E na quinta-feira (11/05), o Sintifrj esteve presente em uma reunião do Conselho Superior (Consup) do IFRJ, na qual os estudantes, organizados pela Fenet, realizaram uma nova ocupação, com muita pressão sob o Reitor.

A luta do Movimento Estudantil conseguiu pautar um Plano Emergencial que vai garantir o retorno do pagamento dos auxílios estudantis. Alunos que já recebiam o benefício e alunos que entraram recentemente serão, enfim, contemplados, depois de três meses de atraso.

Também foi aprovada a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que vai construir o novo Edital do PAP, mais democrático e com possíveis aumentos nos auxílios.

De acordo com o que ficou combinado, tudo vai ocorrer para que até o dia 29 de maio todos os pagamentos já tenham sido feitos. Haverá pagamentos retroativos a partir do mês de março de 2023.

Sintifrj

O Sintifrj teve um papel crucial em toda essa mobilização. A nossa seção sindical auxiliou financeiramente os ônibus que trouxeram os estudantes de lugares distantes do Rio de Janeiro-RJ e esteve presente o tempo todo no ato de 09/05, fortalecendo o movimento.

No dia seguinte (10/05), a seção sindical participou da reunião do Fórum das Assistentes Sociais, convocada pela Dirae do IFRJ, pautando a defesa da Educação Pública e da assistência aos estudantes mesmo diante de truculências e indelicadezas do Reitor.

E na quinta-feira (11/05), durante a reunião do Consup, o Sintifrj novamente teve participação destacada, lendo a Carta enviada pelo Fórum das Assistentes Sociais direcionada ao sindicato, que propunha o pagamento imediato dos auxílios aos alunos, entre outras medidas.

Fotos

Veja as imagens da mobilização dos estudantes do IFRJ realizada em 09/05 disponíveis em nossa galeria:

Representação do SINASEFE

O SINASEFE esteve representado na atividade pelo diretor Fernando de Oliveira (4º suplente da DN), que também é coordenador geral do Sintifrj.

Fernando esteve presente em todos os dias das atividades políticas desta mobilização – de terça (09/05) até quinta (11/05).

Mais informações

* Matéria escrita com informações do Sintifrj