SeçõesNotícias

Luta dos servidores do IFMG é destaque em audiência na Assembleia Legislativa de MG

Postagem atualizada em 14/07/2022 às 9h36

Na última sexta-feira (08/07), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social que discutiu a mobilização dos servidores do IFMG e a precarização sofrida pela educação pública, em especial, no âmbito federal. A audiência foi requerida pelo deputado estadual Betão (PT). O Sinasefe IFMG foi representado na tribuna pelos coordenadores, Pedro Peixe, Solange Rodrigues (remotamente), e pela diretora Josâne Barbosa. Sindicalizados acompanharam a audiência fisicamente e virtualmente.

A audiência deu ênfase à greve de 46 dias dos servidores do IFMG, cujo início se deu no dia 16/05, e que alcançou 16 campi da instituição. O movimento paredista tomou proporções nacionais e teve como um dos protagonistas o Sinasefe IFMG. Apesar da suspensão da greve no dia 04/07, os trabalhadores seguem em Estado de Greve. A mesa debateu também o processo de desmonte absoluto sofrido pela educação durante o governo Bolsonaro, os efeitos dos bloqueios orçamentários nas instituições federais e na comunidade acadêmica, a precarização das condições de trabalho dos servidores e o congelamento salarial do funcionalismo federal.

Pedro Peixe entregou ao deputado Betão uma carta de reivindicações do Comando de Greve do IFMG, a qual será encaminhada aos deputados federais e estaduais da bancada de oposição para que fortaleça a pressão sobre o governo contra a destruição da educação pública, gratuita e de qualidade. A carta apresentada traz pontos importantes como a recomposição inflacionária de 19,99% aos servidores públicos federais; o aumento do percentual do ressarcimento do plano de saúde; a finalização dos bloqueios e corte das verbas da educação; a equiparação do controle de jornada da carreira EBTT com o magistério superior; o pagamento do piso salarial dos técnico-administrativos em educação com ampliação a partir da carreira nível A; a reestruturação da carreira dos TAEs; a manutenção e aumento das bolsas de permanência estudantil, pesquisa e extensão, entre outros.

Confira a cobertura completa desta atividade, com fotos, textos e vídeos no site do Sinasefe IFMG.

*Matéria elaborada e divulgada pelo Sinasefe IFMG.