Combate às opressõesNotícias

Manifesto cobra cotas raciais na Universidade Estadual da Paraíba

Postagem atualizada em 14/10/2020 às 19h17

Depois de esperar por mais de um ano por uma reunião, o movimento negro de Campina Grande assinou e lançou um manifesto solicitando a implementação do sistema de cotas raciais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O movimento argumenta que a universidade não reflete a diversidade da população paraibana, que é de 63,3% de pessoas negras (pretas ou pardas), de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Aliás, pelo contrário, os brancos de classe média e classe média alta são hegemônicos nos cursos de graduação e pós-graduação”, afirma o professor Jair Silva Ferreira. Ele explica que foi protocolado na Secretaria do Conselho Universitário (Consuni) um pedido de reunião para tratar do assunto, mas que há mais de um ano não há respostas. “Eu acho vergonhoso que uma universidade pública, em pleno século 21, não tenha cotas para negros, indígenas e ciganos”, destaca o professor.

O vestibular da UEPB reserva 50% das vagas oferecidas para o ingresso de candidatos oriundos da rede pública de ensino, que precisam ter cursado todo o Ensino Médio em instituições públicas para concorrer nessa reserva. “Ao estabelecer cotas só para alunos escolas públicas, ela [a universidade] deixou de perceber as desigualdades raciais que também permeiam as relações na educação. Portanto, apenas ampliou a participação de alunos brancos pobres dentro da universidade. Logo, a gente precisa de um espaço mais inclusivo e antirracista e só será possível com a presença de grupos étnicos que fazem parte do conjunto populacional da Paraíba”, pontua Jair.

O manifesto solicita ainda que os professores, estudantes e servidores técnicos debatam sobre a questão racial de forma urgente. “Sempre é bom lembrar que grandes universidades como a USP têm cotas raciais, assim como a UNICAMP, UFRJ, UERJ, UNB, UFBA, UFRB, UNEB e tantas outras universidades estaduais e federais. Por que a nossa Universidade Estadual da Paraíba não tem?”, frisa o movimento responsável pelo documento.

O site Alma Preta procurou a assessoria de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba e questionou o posicionamento da instituição de ensino referente às políticas de cotas e ao manifesto. Até a publicação deste texto (em 28/09/20) os questionamentos da reportagem não foram respondidos. A petição online por cotas raciais na UEPB já foi assinada por aproximadamente 500 pessoas.

Assine a petição

“Queremos fazer da UEPB uma universidade mais democrática e com diversidade racial, para que ela seja um espaço de promoção da igualdade racial e combate ao racismo estrutural” destaca a petição online. Assine a manifeste seu apoio!

*Texto elaborado e divulgado pelo site Alma Preta.

Conteúdo relacionado