Postagem atualizada em 15/08/2023 às 20h51

Foi realizada nesta quarta-feira (14/08), em Brasília-DF, a 6ª edição da Marcha das Margaridas. O evento, organizado por entidades campesinas, trouxe à capital federal mais de 100 mil mulheres – que estiveram mobilizadas ontem (13/08) e hoje (14/08) em defesa das pautas das trabalhadoras rurais.
A Marcha deste ano teve como lema “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”, enfatizando enfrentamentos às políticas do governo Bolsonaro e se colocando:
- contra a Reforma da Previdência;
- pelo fim da violência sexista;
- em defesa da soberania alimentar;
- pela democracia e pela garantia de direitos;
- em defesa da terra, da água e da agroecologia.
Participação do sindicato
O SINASEFE NACIONAL esteve presente na Marcha, na qual participaram as diretoras Jeanne Bittencourt (Pasta Jurídica) e Lucrécia Iacovino (Pasta de Comunicação) e o plantonista de base Antonildo Pereira (seção IF Baiano-BA).

Saudação de Lula
O ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva fez uma Carta de Saudação à Marcha das Margaridas de 2019, divulgada na manhã de hoje.
No documento, Lula destaca que quer “cumprimentar a coragem verdadeira dessa Marcha que leva as mulheres do campo para verem e serem vistas pelos poderosos de Brasília-DF. Olhem bem para eles. E que eles enxerguem o povo da nossa terra a quem devem respeito, para quem deviam trabalhar e proteger a nossa soberania”.
Clique aqui para ler a Carta na íntegra.
Sobre a Marcha
A Marcha das Margaridas é organizada desde 2000 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e acontece em Brasília-DF próximo ao dia 12 de agosto.
A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores rurais na Paraíba. O SINASEFE homenageou Margarida na 157ª PLENA, quando lançou um banner com perfis de 10 mulheres revolucionárias e ela foi uma das citadas.

A primeira edição da Marcha reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. Desde a quinta edição, em 2015, a Marcha traz mais de 100 mil pessoas a Brasília-DF. O movimento é marcado pelas camisas lilases e pelos chapéus de palha decorados com margaridas usados pelas manifestantes.
Lemas
- 2000 – “2000 Razões Para Marchar: Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista”
- 2003 – “2003 Razões Para Marchar: Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista”
- 2007 – “2007 Razões Para Marchar: Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista”
- 2011 – “2011 Razões Para Marchar: por Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”
- 2015 – “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”
- 2019 – “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”
Imagens
Confira abaixo mais imagens da Marcha das Margaridas de 2019, disponíveis em nossa galeria de fotos aqui do site: