Campanha Salarial 2024Notícias

Mesa Nacional de Negociação Permanente debate atualização do seu protocolo de instalação

Postagem atualizada em 26/05/2023 às 16h59

Na última quarta-feira (24/05), o SINASEFE esteve presente na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada na sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília-DF, tendo como pauta a atualização do protocolo de instalação da Mesa.

Novo secretário

Esther Dweck (Ministra de Estado da gestão e da inovação em serviços públicos) apresentou na abertura da reunião o novo responsável pela negociação com o funcionalismo público: José Lopez Feijóo, que assume a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho no lugar de Sérgio Mendonça.

Minuta do Governo

A reunião teve como ponto central a apresentação de uma minuta de protocolo feita pelo MGI, à qual as entidades classistas dos servidores federais farão suas considerações e adendos até o dia 12 de junho.

A instalação e o estabelecimento do calendário de reuniões da Mesa Nacional de Negociação Permanente é um ponto crucial para o andamento da Campanha Salarial 2024 dos servidores federais.

Veja o documento na íntegra logo abaixo:

Clique aqui para baixar a minuta de protocolo para instituição formal da Mesa Nacional de Negociação Permanente visível acima (arquivo em formato PDF).

Arcabouço Fiscal

Durante os debates, o Fonasefe fez um registro de descontentamento pela aprovação do Arcabouço Fiscal (PLP 93/2023) na Câmara dos Deputados, que ocorreu na noite de 23/05. O texto, que agora segue para tramitação no Senado, se aprovado, pode introduzir na legislação um novo pacote de austeridades que será prejudicial aos serviços públicos, aos servidores públicos e ao povo brasileiro.

Próxima reunião

A próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente ficou agendada para 21 de junho, em Brasília-DF. Local e horário ainda serão confirmados e informados em breve pelo Governo Federal às entidades sindicais.

Representação do SINASEFE

O SINASEFE foi representado no espaço por David Lobão (coordenador geral). Elenira Vilela (coordenadora geral) também esteve na reunião, como representante da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora.

Vídeo

Veja no vídeo abaixo a fala de Lobão na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente de 24/05, na qual ele cobrou do Governo Federal a representação das entidades sindicais na Mesa e também a abertura das Mesas Setoriais para debater as reestruturações das carreiras do funcionalismo público federal:

Fotos

Veja as fotos da reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente de 24/05 disponíveis em nossa galeria:

Resumo da negociação com o Governo Lula em 2023