LivesNotícias

Minidicionário audiovisual: projeto promove reflexões sobre Relações Raciais

Postagem atualizada em 09/12/2020 às 9h45

A professora Rosa Castro, do campus Jacobina (IFBA), lança nesta sexta-feira (11/12), às 16h, o Minidicionário Audiovisual de Relações Raciais. O projeto faz parte do edital Novembro Negro, do Sinasefe IFBA. A live sarau acontecerá simultaneamente nas redes (Facebook e YouTube) do SINASEFE e apresentará uma prévia dos vídeos que serão difundidos no perfil @dicionariorelacoesraciais ao longo do mês de dezembro, contando com a participação de quatro artistas.

O Minidicionário Audiovisual de Relações Raciais tem o objetivo de fomentar a reflexão e difusão de conceitos basilares ao léxico dos movimentos negros em sua intersecção com sexualidade, gênero, classe e geração. Nos vídeos serão apresentados noções básicas dos verbetes: Racismo e a questão do colorismo; A questão racial na construção da luta do/as trabalhadores(as); Educação antirracista; Tokenização; Racismo algorítmico; Branquitude, entre outros. 

Os vídeos foram criados sob a da coordenação e convites de Rosa Castro à professores do IFBA, estudantes e também sociólogo(a)s, pedagogo(a)s e outros ativistas. A edição do material ficou a cargo do também artista Mayale Pitanga. O designer das peças do projeto é de Erick Ramon. A produção ficou a cargo de Vitor Barreto e Tamires Almeida.

Não perca: é sexta-feira, dia 11 de dezembro, às 16 horas, no www.facebook.com/sinasefe.nacional e no www.youtube.com/canalsinasefe.

Conheça as artistas

Amanda Rosa @amandarosarosa – cantora, compositora, atriz, poeta e MC. Em 2019 lançou seu primeiro videoclipe “Essa ldeia Tá Falida” e o videoclipe em parceria com a rapper DelaRua “Lama é Casa”. Agora em 2020 lançou a música “Oxe não se bote”  junto com a parceira Candace, finalista do Festival da EducadoraFM na categoria letra e música.

As Mambas @asmambas – grupo perfo-político-musical formado por Felipe Salutari e Sued Hosaná com o objetivo de interseccionar raça, gênero, sexualidade, afetividade e ancestralidade por meio da musicalidade preta. Dentre outras atividades, o duo já participou de atividades do Afrobapho, Balaio Ninja, Casa Ninja Bahia e Teatro Martim Gonçalves.

Lislia Ludmila @poetadovale.lis – musicista, escritora e poeta. Integra o Coletivo Gaia e é uma das autoras do livro Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana. Atualmente reside em Cruz das Almas e é graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e tecnológicas na UFRB.