NotasNotícias

Moção de Apoio e de Solidariedade aos(às) Professores(as), Funcionários(as) e Alunos(as) da Faculdade de Guarulhos – FAG/Uniesp

Postagem atualizada em 23/08/2021 às 23h09

O SINASEFE, que representa os servidores públicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; dos ex-territórios; e das Instituições Federai de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa, vem através dessa moção manifestar seu irrestrito apoio à greve e à luta das(os) professoras(os), funcionárias(os) e alunas(os) da Faculdade de Guarulhos (FAG), dirigida pelo grupo Uniesp SA, e repudiar veementemente a forma intransigente com estão sendo tratados pelos gestores e mantenedores dessa instituição.

Endossa a necessidade do atendimento urgente das legítimas reinvindicações de todos os(as) trabalhadores(as) e solicita que sejam canceladas as demissões e qualquer punição aos grevistas.

Vale ressaltar que os(as) professores(as) deflagraram a greve em função de reivindicar melhores condições de trabalho e pelo não pagamento de direitos básicos e elementares, como salários, a quitação das férias e os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Somado a isso, os salários dos(as) docentes estão congelados desde, pelo menos, 2017!

Sucessivos atrasos salariais foram realizados ao longo do tempo. A situação de descalabro é acompanhada de má-fé, descaso e negligência ao conjunto de reivindicações apresentadas pelos(as) professores(as).

O grupo Uniesp SA possui um vasto histórico de irregularidades trabalhistas. Para se ter uma ideia do tamanho da aberração, os(as) professores(as) em pleno mês de julho não tiraram suas férias. Ao contrário, estão sendo convocados(as) a dar aulas, à revelia dos termos e cláusulas historicamente prevista na Convenção Coletiva de Trabalho.

O profundo cenário de flagrantes violações de direitos é acompanhado pelo fechamento de unidades do grupo sem o pagamento das verbas rescisórias aos(às) professores(as) e funcionários(as).

Acumulam-se os processos na Justiça e o grupo, por sua vez, simplesmente não arca com as obrigações trabalhistas vigentes na legislação brasileira.

Exigimos respeito! Protestamos pela imediata reintegração dos(as) demitidos(as) – que querem retornar ao trabalho – e o atendimento das suas legítimas reinvindicações. Por fim, associamos nossa total solidariedade aos(às) trabalhadores(as) da FAG.

Brasília-DF, 13 de julho de 2021
Direção Nacional (DN) do SINASEFE

Download

Baixe aqui a Moção de Apoio e de Solidariedade da DN do SINASEFE aos(às) professores(as), funcionários(as) e alunos(as) da FAG/Uniesp (formato PDF, tamanho A4, uma página).