NotasNotícias

Moção de Repúdio à Direção Geral do INES

O SINASEFE NACIONAL vem por meio desta moção manifestar o seu profundo repúdio à postura antidemocrática da Direção Geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), representada pelo diretor-geral Paulo André Bulhões.

Entendemos que o esforço dessa Direção para expulsar a Associação dos Servidores do INES (Assines), seção sindical do SINASEFE, das dependências do Instituto constitui um gravíssimo ataque aos direitos dos trabalhadores ali atuantes e ao conjunto da classe trabalhadora.

Ao dificultar o acesso dos servidores à sua representação sindical – e jogar sobre esta uma pesada responsabilidade financeira –, esse ato se configura como uma clara tentativa de limitar a independência política dos trabalhadores do Instituto e dificultar as suas ações em defesa de seus interesses.

Infelizmente, essa postura se alinha diretamente ao Governo Federal comandado por Jair Bolsonaro, que faz da perseguição aos trabalhadores e suas entidades um elemento fundamental de seu programa de governo extremamente reacionário e submetido aos interesses do grande capital.

Não à toa, essa medida é colocada em prática por uma Direção Geral que, a despeito de não ter sido vitoriosa na consulta democrática interna do INES, foi alçada à sua posição por uma intervenção arbitrária desse mesmo Governo Federal.

Tal fato adquire gravidade ainda maior se considerarmos que a Assines foi convocada a retirar seus pertences do Instituto em meio à pandemia da COVID-19 que, alimentada pela postura negacionista do próprio Bolsonaro, promove um verdadeiro genocídio da população trabalhadora brasileira, com mais de 76 mil vítimas até o momento. Sendo assim, trata-se, também, de uma ação absolutamente irresponsável do ponto de vista sanitário, que pode colocar mais vidas em risco.

Por fim, aproveitamos essa oportunidade para expressar nossa total solidariedade à Assines e ao conjunto dos trabalhadores do INES no enfrentamento a essa medida autoritária, que busca sufocar sua autonomia e sua liberdade de atuação.

Todo repúdio aos que atacam os trabalhadores e todo apoio aos que lutam!

Brasília-DF, 17 de julho de 2020
SINASEFE NACIONAL

Mais sobre o caso

A Assines está sob pesado ataque da direção escolar do INES, que busca desalojar a entidade classista do espaço físico no Instituto que ela ocupa desde sua fundação.

A diretoria da Assines elaborou um histórico do processo político que culminou nesta tentativa de expulsão do sindicato do local de trabalho dos seus filiados. Veja abaixo (no tópico dos downloads).

Pedido de moções

Em virtude dessa situação, a diretoria da Assines solicita o apoio de outras entidades sindicais e do movimento social em geral, com o envio de Moções de Repúdio à expulsão do sindicato do INES (modelo para download disponível abaixo) para o e-mail associacaoines@gmail.com.

Downloads

Conteúdo relacionado

instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share