Campanha Salarial 2024Notícias

Negociação com governo via MNNP: Fonasefe vai propor mediação

Postagem atualizada em 24/05/2023 às 13h58

O Fonasefe se reunirá com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), nesta quarta-feira (24/05). O coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, informa que o grupo levará ao governo uma proposta de metodologia que inclua a presença de entidades mediadoras da negociação. Lobão se reuniu com mais cinco representantes de entidades integrantes do fórum na manhã de hoje (24/05), na sede do SINASEFE, em Brasília-DF.

Lobão explicou que na reunião preparatória os representantes discutiram a proposta de metodologia do Fonasefe. “Estamos levando pra lá uma grande novidade, essa proposta é que nós queremos um mediador. Nós queremos um mediador na negociação, não dá pra negociar com o governo onde o governo senta numa cabeceira da mesa acima, então ele é parte do processo negocial e ao mesmo tempo é mediador, isso é ruim pra gente” explica Lobão. “A nossa proposta é que a mediação seja formada por duas entidades civis, uma indicada pelos trabalhadores, uma outra indicada pelo governo, para que se tenha um processo negocial de fato onde de um lado vai estar a bancada do governo, do outro lado vai estar a bancada dos trabalhadores. Essa é a grande novidade que nós vamos apresentar pra que o governo não cumpra o papel de parte da negociação e mediador da negociação” complementa o coordenador.

O coordenador destacou que a experiência de negociação do reajuste emergencial demonstrou a importância de estabelecer uma metodologia que respeite os trabalhadores e suas entidades representativas. “Não pode acontecer o que aconteceu na negociação emergencial, onde o governo mudou a metodologia. Queremos a metodologia definida pra fazer o processo negocial de fato. Vamos à luta que a campanha salarial 2024 só está começando”, comentou Lobão.

A reunião com o MGI, no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), está agendada para esta quarta-feira (24/05), às 14h30, no bloco K da Esplanada dos Ministérios.

Conteúdo relacionado