Postagem atualizada em 21/10/2024 às 18h11
A Direção Nacional (DN) do SINASEFE, reunida em Brasília-DF nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, repudia a ação repressiva contra os(as) servidores(as) que lutam em defesa do Hospital Federal de Bonsucesso-RJ.
Por meio de sua Diretoria, o SINASEFE repudia a inaceitável ação repressiva ocorrida na manhã do último sábado (19/10), nas dependências do Hospital Federal de Bonsucesso-RJ (HFB).
Os(as) servidores(as) da Rede Federal de Saúde ocuparam a unidade em protesto contra o avanço do processo de privatização da saúde, tendo em vista que o Ministério da Saúde determinou, em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 15 de outubro, que a gestão do HFB seja transferida ao Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre-RS.
A ação repressiva de 19/10 resultou na prisão arbitrária da servidora Cristiane Gerardo, dirigente do Sindsprev-RJ.
Os(as) trabalhadores(as) foram agredidos(as) fisicamente e atacados(as) por policiais militares do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que a Força Policial foi chamada pelo Governo Lula (PT), o que consideramos inaceitável, pois este Governo se forjou pelas lutas e pela organização dos movimentos sociais, sob a égide das liberdades democráticas e dos direitos sociais da classe trabalhadora.
Diante disso, a DN do SINASEFE manifesta sua total solidariedade às servidoras e aos servidores da Saúde Federal que estão na luta contra a privatização e pela defesa da Saúde Pública.
Download
Baixe aqui a Nota contra a repressão no Hospital Federal de Bonsucesso-RJ, disponível acima, no timbre do SINASEFE (arquivo em formato PDF).