Postagem atualizada em 20/09/2024 às 17h02
O SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) manifesta seu mais veemente repúdio à Reitoria da UERJ única responsável pela ação truculenta realizada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na data de hoje, 20 de setembro, resultando na prisão arbitrária de estudantes e do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que estava presente em solidariedade à ocupação estudantil.
Este episódio de violência contra a comunidade acadêmica é inaceitável em um país que se diz democrático. A ação da polícia, amplamente divulgada nas redes sociais e pela mídia, foi marcada pelo uso excessivo da força e pela total desconsideração pelos direitos de liberdade de expressão e de manifestação pacífica garantidos pela Constituição Federal.
A ocupação da UERJ pelos estudantes tem como objetivo denunciar os ataques à assistência e permanência estudantil assim como o desmonte da educação pública, o sucateamento das universidades estaduais e o desrespeito às demandas sociais da juventude impostos pela Reitora Gulnar. A resposta da Reitoria em acordo com o Governo Cláudio Castro (PL-RJ) a esses legítimos atos de reivindicação, no entanto, foi a repressão, a censura e a violência.
A prisão do deputado Glauber Braga, reconhecido por sua luta em defesa dos direitos sociais e da educação pública, revela o caráter autoritário da ação, uma vez que sua presença no local tinha como objetivo garantir a segurança dos estudantes e mediar o diálogo com as autoridades.
Exigimos a imediata libertação dos estudantes e do deputado Glauber Braga, assim como a responsabilização dos agentes envolvidos na operação. O SINASEFE reafirma seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos dos estudantes, das(os) trabalhadoras(es) da educação e de toda a sociedade que luta por um Brasil mais justo e democrático.
A luta pela educação pública não será silenciada! Lutar não é crime!
Direção Nacional do SINASEFE
Baixe a nota acima em PDF (1 página).
Leia também:
Nota da seção sindical IFMG
Nota do Sindscope-RJ